Artigo

«12 Anos Escravo» e «Gravidade» vencem Critics' Choice Awards

Os mais importantes galardões entregues pela crítica foram entregues na noite de quinta-feira e deram o prémio de Melhor Filme a «12 Anos Escravo» e de Melhor Realizador a Alfonso Cuarón, pelo seu filme «Gravidade».

A 19ª edição dos Critics' Choice Awards distribuiu por vários filmes os galardões que entregou mas houve dois que saíram no topo da lista de vitórias.

«12 Anos Escravo», o filme do realizador Steve McQueen conseguiu arrecadar o prémio para Melhor Filme, para Melhor Atriz Secundária (a interpretação de Lupita Nyong’o valeu-lhe a vitória) e para Melhor Argumento Adaptado.

«Gravidade» deu ao cineasta Alfonso Cuarón a distinção de Melhor Realizador e venceu também os prémios de Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Banda Sonora, Melhor Filme de Ficção Científica e deu a Sandra Bullock a estatueta de Melhor Atriz num Filme de Ação.

«Golpada Americana» também teve direito a subir ao palco para ser homenageado, tendo recebido os prémios de Melhor Elenco, Melhor Caracterização, Melhor Comédia e Melhor Atriz numa Comédia (Amy Adams).

Nas categorias de interpretação, os grandes vencedores foram Cate Blanchett, vencedora do troféu de Melhor Atriz por «Blue Jasmine», e Matthew Mcconaughey, que levou para casa o prémio de Melhor Ator por «O Clube de Dallas». Jared Leto arrecadou o galardão para Melhor Ator Secundário, também pelo seu papel em «O Clube de Dallas» e Adele Exarchopoulos foi considerada a Melhor Jovem Atriz.

O prémio de Melhor Filme de Animação foi para «Frozen - O Reino do Gelo».

Os Critics' Choice Awards têm algumas categorias fora de comum na sua lista de prémios. Este ano, Forest Whitaker venceu o Joel Siegel Award pela sua carreira, Julie Delpy, Ethan Hawke e Richard Linklater venceram o Louis XIII Genius Award pela trilogia «Antes de Amanhecer», «Antes do Anoitecer» e «Antes da Meia-Noite», e Benedict Cumberbatch venceu o troféu de Hottest Hollywood Star.

A Broadcast Film Critics Association é a maior associação de críticos dos Estados Unidos e do Canadá e distingue anualmente o que de melhor se fez no cinema.

Comentários