Artigo

A casa de «UP - Altamente!» vai ser demolida

Em 2009, a Disney usou a casa de Edith Macefield em Seattle para promover o filme.

Uma casa com 115 anos situada em Seattle, no estado do Washington, que pode ter inspirado o filme da Disney-Pixar «UP - Altamente!» vai ser demolida.

Ainda houve esperança do local ganhar nova vida como café e casa de tortas, mas constatou-se que a idade e condições do edifício tornavam os custos proibitivos.

Ainda que nunca tenha existido confirmação oficial da inspiração para a história do filme, o estúdio colocou balões coloridos na propriedade durante a campanha de promoção em 2009.

A história de Carl Fredricksen, o reformado que recusava abandonar a sua casa perante a pressão dos construtores, que construiam arranha-céus à sua volta, espelhava - exceto a parte de usar balões para a levantar e partir em busca de aventuras na América do Sul - a de Edith Macefield.

Em 2006, a senhora de 84 anos chegou às notícias ao recusar um milhão de dólares pela sua casa avaliada em 120 mil, tornando-se o símbolo da resistência perante os interesses das grandes corporações nos EUA.

O projeto teve então de ser construído em redor da sua casa.

Ironicamente, se em «UP - Altamente!», o antagonista de Carl Fredricksen era um encarregado de construção civil de óculos escuros, Edith Macefield encontrou um amigo no equivalente da vida real.

O responsável pela construção do projeto que iria desalojar a reformada ficou mesmo encarregue de tratar dos assuntos pendentes quando esta faleceu em 2008.

Comentários