Depois de 10 anos de espera, milhões de fãs de todo o mundo vão assistir esta quarta-feira ao sétimo filme da saga "Star Wars", considerado o grande evento cinematográfico do ano, após uma habilidosa campanha de marketing.

"Star Wars: O Despertar da Força" chegará aos cinemas de vários países europeus, como França, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, os países escandinavos, Itália, Suíça, além de África do Sul e Marrocos.

Em Portugal, as primeiras sessões acontece à meia-noite de quarta-feira e o filme entra em cartaz na quinta-feira em 150 salas, tal como na Grã-Bretanha e Alemanha.

Na sexta-feira será a vez dos EUA, onde a antestreia mundial na segunda-feira em Los Angeles reuniu mais de cinco mil convidados.

Os primeiros a vê-lo, no entanto, pela diferença horária, serão os espectadores na Austrália e num cinema em Banguecoque, na Tailândia, o que marcará o lançamento na Ásia.

O novo episódio, dirigido por J.J Abrams e que teve o argumento protegido como um segredo de Estado pelos estúdios de Disney, é fiel ao espírito da trilogia original da saga, que foi exibida nos cinemas entre 1977 e 1983.

O filme conta com o regresso dos atores Harrison Ford, Carrie Fisher e Mark Hamill, na pele do contrabandista Han Solo, da princesa Leia e do jedi Luke Skywalker, respetivamente.

Mas também apresenta uma nova geração de personagens: Rey (Daisy Ridley), personagem central da história, o stormtropper Finn (John Boyega), o vilão Kylo Ren (Adam Driver), a personagem de animação Maz Kanata (Lupita Nyong'o) e o novo robô BB-8.

O lançamento, que deve resultar num lucro de muitos milhões de dólares para a Disney com bilhetes e merchandising, já bateu recordes de venda antecipada.

"Perpetuar a herança"

Na França foram vendidos mais de 500.000 ingressos antecipados, um número sem precedentes, segundo a Disney, que há três anos comprou os direitos da saga criada por George Lucas por mais de quatro mil milhões de dólares.

Alguns fãs americanos, que não conseguiriam esperar 48 horas, gastaram cinco mil dólares para viajar para Paris e assistir ao filme esta quarta-feira.

Na Bélgica, a rede de cinemas Kinepolis vendeu 55.000 bilhetes antecipados, 25.000 deles para quarta-feira, "um recorde absoluto".

Quase quatro décadas depois do lançamento do primeiro filme, "Star Wars", em 1977, o fascínio pela saga continua intacto, como demonstram os comentários nas redes sociais. Nos últimos 30 dias foram publicados mais de 2,5 milhões de tweets dedicados ao filme, segundo o Twitter.

"O Despertar da Força" começa 30 anos depois do fim de "O Regresso de Jedi", sexto episódio da saga, lançado em 1983. Luke Skywalker, o último mestre Jedi, desaparece e é necessário encontrá-lo para salvar a galáxia da ação da Primeira Ordem.

Com a banda sonora antológica, os combates com sabres de luz, as perseguições de naves espaciais, as criaturas monstruosas e robôs, o novo filme, fiel ao espírito dos episódios da trilogia original, reúne todos os ingredientes que empolgaram gerações de fãs da saga.

Uma forma de "perpetuar a herança, retomando os elementos fundamentais", nas palavras do realizador J.J Abrams.

Último trailer de Star Wars: O Despertar da Força".