Artigo

A festa dos Óscares acontece esta madrugada

A cerimónia tem dois favoritos: «Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)» e «Boyhood - Momentos de uma Vida».

Os Óscares, os mais conhecidos prémios de cinema, são entregues hoje, em Los Angeles, Califórnia..

Embora não tenham o mesmo número de nomeações, «Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)», com nove, e «Boyhood - Momentos de uma Vida» com seis, são os dois filmes que têm sido os mais premiados nas últimas semanas e deverão repartir as atenções na 87.ª edição dos Óscares. Ambos estão nomeados para melhor filme e melhor realização.

A cerimónia, apresentada por Neil Patrick Harris, começa quando for uma da manhã em Lisboa -, mas uma hora antes, o canal de televisão ABC começa a transmitir, para todo o mundo, a chegada dos nomeados e convidados, à entrada do Dolby Theatre.

«Birdman», do mexicano Alejandro González Iñárritu, conta a história de uma velha glória do cinema, interpretada por Michael Keaton, que tenta recuperar a carreira. «Boywood», de Richard Linkalter, acompanha o dia-a-dia de um casal separado e dos dois filhos, ao longo de 11 anos.

Tal como «Birdman», o filme «Grand Budapest Hotel», de Wes Anderson, é candidato a nove estatuetas. Apesar de estar nomeado para melhor filme e realização, falha todas as nomeações de representação.

Com oito nomeações segue-se «O Jogo da Imitação», de Mortem Tyldum, protagonizado por Benedict Cumberbatch.

Empatados com seis nomeações estão «Boyhood» e «Sniper Americano», filme biográfico, de guerra, de Clint Eastwood, sobre o atirador Chris Kyle, e o único produzido por um grande estúdio de Hollywood.

Para o Óscar de Melhor Filme estão ainda nomeados «A Teoria de Tudo» e «Whiplash - Nos Limites», citados em cinco categorias, e «Selma: A Marcha da Liberdade», em duas.

Para Melhor Realização, cuja lista é mais curta, estão nomeados Richard Linklater, Mortem Tyldum, Alejandro González Iñárritu, Wes Anderson e Bennett Miller (por «Foxcatcher»).

Na representação masculina, excetuando Bradley Cooper («Sniper Americano»), todos os atores são estreantes nos Óscares: Steve Carrell («Foxcatcher»), Michael Keaton («Birdman»), Eddie Redmayne («A Teoria de Tudo») e Benedict Cumberbatch.

Entre as atrizes, no papel principal, estão nomeadas Julianne Moore («O Meu Nome é Alice»), Marion Cottilard («Dois Dias, Uma Noite»), Felicity Jones ("A Teoria de Tudo"), Rosamund Pike ("Em Parte Incerta») e Reese Witherspoon («Livre»).

Nos secundários, tudo será decidido entre os atores Robert Duvall («O Juiz»), Ethan Hawke («Boyhood»), Edward Norton («Birdman»), Mark Ruffalo («Foxcacther») e J.K. Simmons («Whiplash») e as atrizes Patricia Arquette («Boyhood»), Laura Dern («Livre»), Keira Knightley («O Jogo da Imitação»), Emma Stone («Birdman») e Meryl Streep («Caminhos da Floresta»), esta última recordista nos Óscares: soma a 19.ª nomeação.

Todas as nomeações podem ser vistas aqui.

Comentários