Artigo

«A Pequena Sereia» já tem 25 anos!

A obra-prima marcou o renascimento da era do cinema de animação da Disney que se mantém até aos nossos dias. Recorde todos os filmes de animação do estúdio que têm passado de geração em geração.

«A Pequena Sereia» estreou a 17 de novembro de 1989 e marcou o renascimento da animação Disney. A Portugal, onde as animações chegavam com um ano de atraso, foi preciso esperar por 21 de dezembro de 1990, com a dobragem em português do Brasil que era tradicional na época.

O filme marcava um regresso aos tempos de animação desenvolvida por Walt Disney muitos anos atrás, relançando a obsessão pelas princesas como não se via desde «A Bela Adormecida» (59) - e se prolongou até à atualidade, com «Frozen - O Reino Gelado (2013) - e recuperando a importância da música nas animações: ganhou os Óscares para Melhor Canção (a inesquecível «Under the Sea»), e banda sonora.

Quando estreou, a Disney estava já, graças à equipa formada cinco anos antes por Michael Eisner e Jeffrey Katzenberg, a colher os benefícios de uma estratégia de revigoração com vista de deixar o último lugar entre os grandes estúdios de Hollywood a nível de receitas.

O estúdio procurava recuperar a vantagem no campo de animação, que entrara lentamente em crise com o desaparecimento de Walt Disney no final de 1966: o último grande sucesso fora «O Livro da Silva» (67) e os que se seguiram, como «Os Aristogatos» (70), «Robin dos Bosques» (1973), «As Aventuras de Bernardo e Bianca» (1977) ou «Papuça e Dentuça» (81), ainda que bem recebidos numa era em que escasseava o cinema para toda a família, não conseguiram captar a mesma magia.

O fracasso de «Taran e o Caldeirão Mágico» (1985), o mais caro até então, foi o ponto da transição para uma mudança. Se «Rato Basílio, o Grande Mestre dos Detectives» (1986), teve um sucesso moderado, «Quem Tramou Roger Rabbit?» (1988) revelou-se decisivo para conquistar os adultos para ir ao cinema ver animação.

Foi neste contexto que «A Pequena Sereia» estreou e se tornou, na época, a longa-metragem de animação de maior sucesso de sempre, relançando uma nova idade do ouro artística e comercial que se consolidaria com «A Bela e o Monstro» (91), a primeira animação também nomeada para o Óscar de Melhor Filme, «Aladdin» (92) e «O Rei Leão» (94) e se prolonga até aos nossos dias.

No 25º aniversário de «A Pequena Sereia», reveja a canção «Under the Sea» e aproveite para recordar todos os 53 filmes animados da Disney ... antes da chegada a 18 de dezembro do 54ª da lista oficial, «Big Hero 6 - Os Novos Heróis».


Comentários