«O projeto surgiu de uma conversa informal no Rio de Janeiro com a produtora Carioca Total. Conversámos, a ideia funcionou, e acabei por me tornar o coprodutor internacional e o Joaquim, o protagonista do filme», contou à Lusa o realizador português
Leonel Vieira, recém-desembarcado no Brasil para uma visita aos locais de filmagem.

O projeto - que terá como resultado, além da longa-metragem, uma minissérie de três episódios para a televisão portuguesa - está a ser rodado na cidade histórica de Tiradentes, no estado de Minas Gerais, e tem previsão de estreia para o final deste ano.

A história narra a chegada de um marinheiro experiente, vivido por
Joaquim de Almeida, que logo conquista a cidadezinha de Periperi com seus casos de aventuras pelo mar.

Enciumado, Chico Pacheco, personagem interpretada pelo ator brasileiro José Wilker, decide vasculhar a vida do forasteiro na tentativa de desvendar as suas histórias.

Com bom humor, o guião acaba por mexer em questões complexas como a construção do mito e da verdade, a partir de uma narrativa não-linear dos acontecimentos.

Fazem parte do elenco ainda as atrizes brasileiras Cláudia Raia e Patrícia Pillar, além de Márcio Garcia, Milton Gonçalves e Tainá Muller.

Vieira, que tem trabalhado constantemente em parceria com produtoras brasileiras, aponta que esta tem sido uma excelente parceria, que pretende manter nas suas próximas empreitadas.

«Há sete, oito anos que estou coproduzindo coisas com o Brasil, e pretendo fazer cada vez mais. Não acho que seja uma teoria para todo mundo, é uma filosofia minha, de colaboração artística com o Brasil e que cada vez está a dar maior resultado. Outros estão na calha para breve», adiantou.

O último projeto realizado pelo produtor português no Brasil foi «Brasil Vermelho», em parceria com a Conspiração Filmes. A longa está em processo de finalização no Canadá e tem previsão de lançamento ainda para este ano.

Na calha está a longa-metragem «Mulheres», que desta vez será realizada pelo próprio Vieira, também em parceria com uma produtora brasileira, com previsão para início das filmagens para o segundo semestre deste ano.

@Lusa