“Água Mole”, que foi estreada na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, vai ser apresentada no programa “Short Cuts”, da 42.ª edição do Toronto International Film Festival (TIFF), sob o título "Drop by Drop".

No sítio do TIFF na internet, que divulgou hoje a seleção de curtas-metragens, o programador desta secção do festival, Jason Anderson, descreve o filme da dupla portuguesa como uma “combinação requintada de animação desenhada à mão e documentário de áudio, no qual os últimos habitantes de uma vila moribunda refletem o destino da sua casa e o seu legado".

Desenvolvida com recurso à técnica da gravura, a animação “Água Mole” junta entrevistas reais a uma narrativa ficcionada, estabelecendo um retrato da desertificação do interior do país, através dos que resistem e se recusam a abandonar o local a que pertencem.

"Este filme surgiu de um conjunto de viagens que fomos fazendo no interior de Portugal, onde recolhemos alguns registos sonoros", explicaram as realizadoras Laura Gonçalves e Alexandra Ramires, aquando da estreia em Cannes, no passado mês de maio, recorda a Agência da Curta-Metragem, em comunicado.

"Água Mole" é produzida por Rodrigo Areias e a Bando À Parte. Além da apresentação em Cannes, “Água Mole” foi também exibida no Festival Internacional Curtas de Vila do Conde, no final de julho.

Laura Gonçalves nasceu em 1988, fez o curso de Arte e Multimédia-Animação, da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, tendo trabalhado com realizadores como José Miguel Ribeiro, Marta Monteiro, Vasco Sá, David Doutel, Joana Bartolomeu e Joana Toste.

Dirigiu a primeira 'curta', “Três Semanas Em Dezembro”, em 2012, no âmbito do Mestrado de Animação na Arts University Bournemouth, na Grã-Bretanha. O filme conquistou o Prémio Jovem Cineasta Português no Cinanima.

Em 2015, realizou, com Abi Feijó, Alice Guimarães e Daniela Duarte, a curta “Nossa Senhora da Animação”, produzida pela Agência da Curta-Metragem.

Alexandra Ramires (Xá) nasceu em 1987, licenciou-se em Pintura, também em Belas Artes, em Lisboa, e começou a trabalhar em animação em 2009, na produtora Sardinha Em Lata, tendo colaborado em filmes de David Doutel e Vasco Sá, José Miguel Ribeiro e Marta Monteiro.

Na produtora Bando À Parte, onde trabalha desde 2013, participou na animação “Fuligem”, de Doutel e Vasco Sá, e na curta “Fim de Linha”, de Paulo D’Alva e António Pinto. “Água Mole” é o seu primeiro filme.

Para o Festival de Toronto estão igualmente selecionadas as curtas-metragens brasileiras "Damiana", de Andrés Ramírez Pulido, e "Namoro À Distância", de Carolina Markowicz.

"Suburbicon", o mais recente filme de George Clooney, escrito com Joel e Ethan Coen, "Submergence", de Wim Wenders, "Downsizing", de Alexander Payne, "First They Killed My Father: A Daughter of Cambodia", de Angelina Jolie, e "Victoria & Abdul", de Stephen Frears, que apenas chegarão às salas de cinema após o verão, foram anunciados para as "exibições especiais" do certame.

A programação global do TIFF será anunciada no próximo dia 22.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.