Artigo

Alfred Hitchcock: recorde a filmografia completa

Ele é o realizador mais mítico da história do cinema, autor de uma obra de referência entre as décadas de 20 e 70. Fique a conhecer a filmografia completa de Alfred Hitchcock, com obras-primas como «Vertigo», «Psico» e «Os Pássaros».

Nascido em 1899, Alfred Hitchcock teve uma carreira fulgurante de seis décadas na área do cinema, revolucionando inicialmente a cinematografia britânica com fitas como «O Hóspede», «Chantagem» e «Desaparecida!», e transitando depois para Hollywood, onde faz obras-primas como «Vertigo - A Mulher que Viveu Duas Vezes», recentemente considerado o melhor filme de todos os tempos, «A Janela Indiscreta» e «Psico», cuja criação serve de tema ao filme biográfico «Hitchcock», recentemente estreado.

No meio disso, criou a série televisiva «Alfred Hitchcock Apresenta...», na qual apresentava todos os episódios, atividade que lhe mitificou a imagem e a personalidade junto do público de todo o mundo. A longa entrevista que François Truffaut lhe fez também se tornaria no livro mais emblemático de toda a bibliografia sobre cinema e sedimentou o seu valor artístico junto das elites culturais.

Eis a filmografia completa de longas-metragens de Alfred Hitchcock.

Comentários