Artigo

«Almas Negras» venceu Festa do Cinema Italiano

O filme de Francesco Munzi foi o vencedor da 8.ª edição do festival que teve um considerável aumento de espectadores, que deram o seu prémio ao documentário «Le Cose Belle».

O filme «Almas Negras», de Francesco Munzi, foi o vencedor da 8.ª edição da Festa do Cinema Italiano, que encerrou no Cinema São Jorge, em Lisboa, anunciou a organização do festival.

O documentário «Le Cose Belle», de Agostino Ferrente e Giovanni Piperno, recebeu a menção especial do júri e foi também o escolhido pelo público do certame.

«Almas Negras» («Anime Nere»), que tem estreia prevista «para breve» em Portugal, «foi a escolha unânime do júri» da Festa, segundo a organização do certame. O filme foi um dos favoritos da crítica internacional ao Leão de Ouro da última edição do Festival de Veneza, em setembro do ano passado.

«Le Cose Belle», realizado no espaço de mais de dez anos, acompanha a vida de quatro jovens na cidade de Nápoles. O documentário, que recebeu o Prémio do Público, será exibido em Portugal, pelo menos nos canais TVCine.

O júri desta edição do festival era composto pelo crítico italiano Francesco di Pace, delegado-geral da Semana Internacional da Crítica do Festival de Veneza, pela antiga diretora do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa Lidia Ramogida, o diretor do Festival de Teatro de Almada Rodrigo Francisco e a jornalista Ana Sousa Dias.

A edição deste ano «ultrapassou os 10 mil espetadores, verificando-se um aumento de 35%», em relação ao ano passadp, adiantou a assessoria à imprensa da Festa.

Na sessão de encerramento, foi exibido, em antestreia internacional, o filme «O Rapaz Invisível», de Gabriele Salvatore, que será estreado em Portugal, a 16 de abril.

Uma homenagem ao recentemente falecido realizador Manoel de Oliveira marcou igualmente a sessão de encerramento.

No âmbito da Festa do Cinema Italiano, continua a retrospetiva dedicada ao realizador de «Era uma vez na América», Sergio Leone, até 24 de abril, na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema.

A Festa do Cinema Italiano segue para o Porto (de 9 a 12 de abril), seguindo-se Coimbra, Loulé e Funchal.

Comentários