Artigo

American Film Institute já escolheu os 10 melhores filmes de 2013

De «12 Anos Escravo» a «O Lobo de Wall Street», passando por «Gravidade» e «Her», o Top 10 do American Film Institute tem filmes para todos os gostos e sensibilidades. «Blue Jasmine» parece ser a ausência mais notada.

Desde o ano 2000 que o American Film Institute (AFI) escolhe anualmente os 10 melhores filmes de cada ano, com o objetivo de «reconhecer, preservar e honrar a excelência na imagem em movimento no século XXI». No ano seguinte, começou também a distinguir a televisão, que também tem direito a uma seleção das 10 melhores séries.

Com a lista de nomeados ao Óscar de Melhor Filme a poder ter até 10 nomeações, o Top 10 do AFI assume importância acrescida na previsão das escolhas da Academia de Ciências e Artes de Hollywood.

Em 2013, as escolhas parecem estar a acertar em cheio nas preferências das outras instituições norte-americanas que também atribuem prémios aos melhores filmes do ano. Se há ausências notadas, parecem ser apenas as de «O Clube de Dallas», «Blue Jasmine» e «Quando Tudo Está Perdido», em rigor nenhuma delas muito surpreendente, já que os vários prémios que as fitas têm se concentram quase todos no campo das interpretações.

Este ano, o colégio de artistas, historiadores e profissionais do AFI escolheu a seguinte dezena de filmes americanos como os melhores de 2013, por ordem alfabética do título norte-americano:
- «12 Anos Escravo»
- «Golpada Americana»
- «Capitão Phillips»
- «Fruitvale Station - A Última Paragem»
- «Gravidade»
- «Her»
- «A Propósito de Llewyn Davis»
- «Nebraska»
- «Saving Mr. Banks»
- «O Lobo de Wall Street»

Este ano, o colégio de profissionais do AFI escolheu as seguintes 10 séries como as melhores de 2013, por ordem alfabética do título norte-americano:
- «The Americans»
- «Breaking Bad»
- «A Guerra dos Tronos»
- «The Good Wife»
- «House of Cards»
- «Mad Men»
- «Masters of Sex»
- «Orange is the New Black»
- «Scandal»
- «Veep»

Comentários