Artigo

Angelina Jolie fez «Invencível» para recordar força do espírito humano

O seu novo filme como realizadora baseia-se na história de um atleta olímpico americano que foi prisioneiro de guerra dos japoneses.

Em Berlim na quinta-feira, Angelina Jolie continua a apresentar «Invencível», o mais recente filme que assina como realizadora e que é baseado na história de um atleta olímpico americano que foi prisioneiro de guerra dos japoneses.

Jolie tem afirmado que a guerra e a violência que atualmente existem deixam as pessoas na incerteza em relação ao futuro e deseja que o seu trabalho seja um antídoto para o ódio e a violência no mundo.

«Queria contribuir com algo que nos recordasse a força do espírito humano e a irmandade e a fé, assim como todas as coisas que, no fim, nos permitirão atravessar os tempos difíceis», declarou aquando da antestreia mundial em Sydney (Austrália, onde decorreu a rodagem), a 18 de novembro.

Louis Zamperini (interpretado pelo britânico de 24 anos Jack O'Connell) disputou os 5 mil metros nos Jogos Olímpicos de Berlim (1936) antes de se alistar para combater na Segunda Guerra Mundial. Quando o seu avião caiu no Pacífico Sul, passou 47 dias à deriva numa balsa, ao lado de outro membro da tripulação, até que foram capturados por soldados japoneses nas Ilhas Marshall.

Seguiram-se mais de dois anos como prisioneiro, período ao longo do qual foi agredido e torturado antes de conseguir regressar aos EUA. O seu maior algoz foi Mutsushiro Watanabe (1918-2003) (interpretado pelo ator e estrela «pop» Miyavi), nunca julgado pelos seus crimes de guerra, que Zamperini perdoou e com quem tentou encontrar-se muitos anos mais tarde, o que o japonês recusou.

Zamperini morreu em julho, aos 97 anos, e ainda viu o filme sobre aquele período da sua longa vida num computador portátil no quarto do hospital.

«Assistiu com muita concentração, como um homem que sabe que está a sofrer, viu a sua vida passar diante dos seus olhos», recordou Jolie. «E sorriu quando viu a sua mãe e disse «Pete» quando viu o ator que interpreta o seu irmão Pete [Alex Russell]. É a vida dele».

«Invencível» estreia a 8 de janeiro em Portugal.

Comentários