“Os seus olhos nunca esquecem” sublinha o trailer que acaba de ser divulgado de “First They Killed My Father”, o novo filme realizado por Angelina Jolie, uma história verídica sobre uma sobrevivente do regime dos Khmer Vermelhos, que tem sido alvo de polémica nos últimos dias.

Após uma pré-estreia de gala em Siem Rep, no Camboja, “First They Killed My Father” vai ter estreia internacional no Festival de Toronto e será exibido até ao final do ano pela Netflix, que produziu o filme.

Adaptado do livro de memórias de Loung Ung, uma sobrevivente do regime dos Khmer Vermelhos no Camboja, o filme é co-produzido pelo cineasta cambojano Rithy Phan (“A Imagem que Falta”) e protagonizado por crianças locais.

A polémica foi gerada a partir de uma citação de Angelina Jolie na revista “Vanity Fair” sobre a escolha da protagonista, uma menina chamada Srey Moch, em que se terá dado a entender que a realizadora e a equipa colocaram dinheiro em cima da mesa e quando as crianças o agarravam e fugiam a equipa apanhava-as a forçava-as a explicar porque precisavam do dinheiro, num processo potencialmente traumático.

A realizadora e o co-produtor apressaram-se a vir retificar a informação, com Jolie a sublinhar estar "perturbada pelo facto de um exercício de improvisação, a partir de uma cena do filme, tenha sido descrito como se se tratasse de um cenário real. A sugestão que dinheiro verdadeiro foi tirado a uma criança é falso e inquietante. Eu própria ficaria indignada se tal acontecesse. O objetivo do filme é chamar a atenção para os horrores que as crianças enfrentam durante a guerra e para ajudar na luta para as proteger”.

Veja o trailer:

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.