Artigo

«Antes do Amanhecer»: Jesse e Céline passaram um dia em Viena há 20 anos

Foi em 1995 que o cinema deu a conhecer as personagens de Ethan Hawke e Julie Delpy, no centro da popular trilogia «realisticamente» romântica realizada por Richard Linklater.

Quando Jesse e Céline se conheceram, a ligação foi imediata. Ele era um americano com um passe Eurorail, ela uma estudante francesa de regresso a Paris. Após algum tempo, Jesse ganha coragem e pede a Céline para sair com ele na próxima estação e passarem o dia em Viena, aproveitando ao máximo as poucas horas que podem estar juntos.

Descrito pelo seu realizador Richard Linklater como «um romance para realistas», «Antes do Amanhecer» estreou em Portugal a 12 de maio de 1995.

Protagonizado por Ethan Hawke e Julie Delpy, o filme foi aclamado pela crítica, mas pouco visto aquando da sua estreia, tanto no nosso país como a nível internacional.

A popularidade e estatuto de culto surgiram graças ao vídeo e televisão, passando de boca em boca a história dos dois jovens que se apaixonam nas ruas de Viena antes de se separarem ao amanhecer, com a promessa de um reencontro seis meses mais tarde.

O SAPO CINEMA revela as mais emblemáticas fotografias da magia desse primeiro encontro e algumas curiosidades.

Comentários