Artigo

Antonio Banderas vai receber o «Óscar espanhol» pela sua carreira

O ator, uma das faces mais conhecidas do cinema espanhol e que também tem uma bem sucedida carreira em Hollywood, vai receber o prémio Goya.

O ator espanhol Antonio Banderas receberá o Goya honorário em 2015 em reconhecimento pelo conjunto de sua carreira na festa de gala da entrega deste prémio, considerado o Óscar do cinema espanhol, a 8 de fevereiro do próximo ano.

«Dono de uma carreira marcada pelo risco e pelo compromisso, José Antonio Domínguez Bandera, Antonio Banderas, é o destinatário do Goya de Honra 2015», anunciou esta segunda-feira a Academia de Cinema espanhola num comunicado.

Banderas, de 54 anos, foi nomeado em quatro ocasiões aos Goya, mas nunca venceu a distinção maior do cinema do seu país. Três dessas nomeações, por «Matador» (1986), «Ata-me!» (89) e «A Pele Onde Eu Vivo» (2011), devem-se a Pedro Almodóvar, de quem a primeira metade da sua carreira é indissociável (a outra foi por «Dose Dupla», de Fernando Trueba, em 1995).

Com «Os Reis do Mambo» (1992) e principalmente «Filadélfia» (1993), iniciou uma bem sucedida carreira norte-americana, contribuindo para abrir as portas a vários compatriotas, e que culminaria com o «casting» perfeito em «A Máscara de Zorro» (98).

Com exceção da personagem do Gato das Botas em «Shrek, o Terceiro» (07), raramente encontrou papéis que fizessem justiça ao seu talento numa indústria mais interessada em explorar o seu «sex appeal», situação que poderá alterar-se com a intenção de participar em mais projetos no seu país natal. Aguarda-se com expectativa o filme de Carlos Saura em que será o artista Picasso e atuará ao lado de Gwyneth Paltrow.

Comentários