Artigo

Aviões da Pixar dão a volta ao mundo

O que começou como um projeto para o mercado de «home-video» vai mesmo ser lançado no grande ecrã: «Planes», uma derivação do filme «Carros» focada nos aviões, estreia nos cinemas de todo o mundo já a partir de agosto.

Dusty é um aviãozinho de pulverização agrícola que sonha competir na mais extraordinária corrida aérea em redor do mundo da História. Só que há dois grandes problemas: não só ele não está equipado para essa competição como também tem medo de alturas. Apesar disso, com o apoio do seu mentor Skipper, ele lá consegue mesmo à justa o apuramento para a grande corrida.

«Planes» foi inicialmente pensado como um projeto de animação de segunda linha da Disney/Pixar, para ser comercializado diretamente no mercado de «home video». Apesar de ser imaginado a partir do universo de «Carros», com os veículos de quatro rodas a serem substituídos pelos aviões, a produção não ficou a cargo da Pixar mas sim dos Disney Toon Studios, a divisão da Disney que tem produzido sequelas como «Bambi 2» ou os filmes da Fada Sininho.

Só que John Lasseter, o realizador de «Carros» e diretor criativo da Disney, gostou tanto do que viu que decidiu que o filme vai mesmo estrear nas salas de cinema de todo o mundo, já a partir de agosto de 2013.

Na versão original, a voz do aviãozinho Dusty pertence a Dane Cook, que é acompanhado no elenco vocal por Stacy Keach, Brad Garrett, Teri Hatcher, Cedric the Entertainer e John Cleese, e ainda por Val Kilmer e Anthony Edwards, estes dois popularizados pelos papéis de Iceman e Goose no famosíssimo filme de aviação «Top Gun - Ases Indomáveis».

O filme tem estreia internacional a 9 de agosto e chega a Portugal a 15 do mesmo mês.

Comentários