Artigo

Banda sonora composta por Rodrigo Leão é candidata ao Óscar

Ao contrário do que se previa, a banda sonora do filme «O Mordomo», do compositor português Rodrigo Leão, é uma das 114 candidatas ao Óscar, segundo a lista revelada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

«O Mordomo» é uma biografia dramática sobre Cecil Gaines, um mordomo da Casa Branca que serviu oito presidentes dos Estados Unidos durante 34 anos, realizada pelo norte-americano Lee Daniels.

A Academia acabou de divulgar a lista dos 114 filmes nomeáveis ao Óscar de Melhor Banda Sonora, e nela se encontra «O Mordomo», assinada por Rodrigo Leão. A possibilidade de nomeação surge como uma surpresa tendo em conta que a condição para tal é que uma parte significativa da banda sonora seja composta originalmente para o filme, sendo que no caso de «O Mordomo» uma parcela significativa da mesma deriva do álbum «Cinema», que Leão editou em 2004. A própria escolha do compositor para assinar a banda sonora do filme se deveu, segundo Lynn Fainchtein, supervisora musical da fita, ao facto de Lee Daniels gostar muito do tema «O Último Adeus» e o querer usar no filme.

Entre os candidatos ao Óscar de melhor banda sonora estão ainda os filmes de animação «Gru - O Maldisposto 2» e «Os Smurfs 2», com música composta pelo brasileiro Heitor Pereira, bem como a comédia romântica «Enough Said», uma das últimas participações em cinema do ator James Gandolfini, falecido em junho, e «Flores Raras», com música do também compositor brasileiro Marcelo Zarvos.

Um júri da Academia de Hollywood vai selecionar agora os cinco candidatos finalistas.

Os nomeados aos prémios serão anunciados a 16 de janeiro e a 86ª edição dos Óscares está agendada para março de 2014.

Comentários