A estreia de "Liga da Justiça" poderá ser a despedida de Ben Affleck do papel de Batman.

Rumores sobre a partida do ator têm sido constantes desde que "Batman v Super-Homem: O Despertar da Justiça" foi mal recebido pelos críticos e muitos fãs na primavera de 2016, em que ficou para a história a reação do "sad Ben Affleck".

O ator também acabou por atirar achas para a fogueira com declarações divergentes sobre o seu futuro e principalmente ao desistir de escrever e realizar "The Batman", o primeiro filme com a personagem como protagonista desde o fim de trilogia realizada por Christopher Nolan .

Nas suas reações a "Liga da Justiça", os críticos também têm destacado a sua visível falta de entusiasmo (ou energia) como super-herói.

Matt Reeves, o realizador escolhido para substituir Affleck em "The Batman", também expressou a vontade de afastar esse projeto do atual Universo Cinematográfica da DC Comics, o que foi interpretado como um desejo de recomeçar do zero com outro ator.

Agora, isso pode estar mais perto de acontecer do que nunca: John Campea, do site Collider, partilhou no seu programa online que falou com um produtor de Hollywood e parece que Matt Reeves começou recentemente à procura de um substituto e a sua escolha vai apanhar os fãs "um pouco de surpresa": Jake Gyllenhaal.

A diferença de nove anos entre o atual Bruce Wayne e o provável sucessor confirmaria a especulação de que a história de "The Batman" passar-se-ia vários anos antes do seu confronto com o Super-Homem.

Neste momento, isto é um rumor não confirmado e nada acontecerá, acrescentou o jornalista, enquanto não assentar a "poeira" de "Liga da Justiça". Segundo ele, o abandono de Affleck foi decidido já em fevereiro mas está em segredo por compreensíveis razões de razões públicas.

Vale a pena referir que o atual Cavaleiro das Trevas deu a entender ao USA Today no início desta semana que está de partida, dizendo "não se tem de fazer isto para sempre, portanto quero encontrar uma forma graciosa e boa de sair".

Para Jake Gyllenhaal, o "casting" completaria uma história, pois ele esteve na corrida para ser Batman nos filmes de Christopher Nolan antes de ser escolhido Christian Bale. Antes disso, esteve quase a substituir Tobey Maguire como o Homem-Aranha no segundo filme da trilogia (2002-2007) quando este se lesionou durante na rodagem de "Nascido Para Ganhar" (2003).