Artigo

Ben Affleck escolhido para filme de David Fincher pelo seu... sorriso

Foi eleito para ser o protagonista de «Em Parte Incerta» após uma pormenorizada pesquisa na internet.

«Gone Girl/ Em Parte Incerta» estreia em Portugal a 2 de outubro e a campanha de promoção está em marcha. O seu realizador, David Fincher, tem dado várias entrevistas que voltam a destacar a sua lendária honestidade.

Numa prolongada conversa com a revista Playboy. Fincher desvendou como escolheu Ben Affleck para o papel de Nick Dunne, o homem suspeito de assassinar a sua esposa, que está desaparecida. E muito passou por uma pesquisa na internet.

«Nos filmes, escolhemos actores baseando-nos em cenas críticas», explicou. «No caso de «Em Parte Incerta», existe um sorriso que o indivíduo tem de dar quando a imprensa local lhe pede para se colocar ao pé do cartaz da sua esposa desaparecida. Pesquisei imagens nos motores de busca e descobri cerca de 50 imagens com Affleck a dar aquele tipo de sorriso em momentos públicos. Olhamos para elas e sabemos que ele está a tentar que as pessoas se sintam confortáveis naquele instante, mas ao fazê-lo, ele está a colocar-se a si mesmo numa posição vulnerável para que as pessoas tenham outras perceções sobre ele».

Os apreciadores do livro de Gillian Flynn disponível em Portugal pela Bertrand Editora reconhecerão o momento a que se refere David Fincher, quando o sorriso é interpretado por uns como o de um marido triste a tentar sorrir ou... a imagem de um assassino absolutamente assustador.

Questionado sobre a sua reputação de ser um realizador duro e exigente, nomeadamente exigindo inúmeras tomadas da mesma cena, a resposta foi lapidar: «Se não recebeu carinho suficiente quando era criança, não vai encontrar aquilo que procura do meu lado. Não é a minha área e não esto em sintonia com ela».

Comentários