Artigo

«Birdman» ganha prémio dos produtores e deixa em aberto corrida aos Óscares

O filme de Alejandro González Iñárritu tornou-se o favorito ao Óscar de Melhor Filme.

«Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)» recebeu a distinção Darryl F. Zanuck Award Para Melhor Filme de 2014 na 26ª edição dos Producers Guild of America que se realizou no sábado à noite em Los Angeles.

O prémio atribuído pela associação dos produtores norte-americanos coloca o filme de Alejandro González Iñárritu na frente para o Óscar de Melhor Filme, ultrapassando «Boyhood - Momentos de uma Vida» e «Grand Budapest Hotel».

Com efeito, não só muitos dos seus votantes são membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, como o processo de apuramento dos resultados, por boletim preferencial - onde os filmes são colocados por ordem de preferência -, é o mesmo. Mais importante: desde 1989, 75% dos distinguidos receberam a seguir o Óscar.

Para o prémio, para além dos três títulos já citados, estavam nomeados «Em Parte Incerta», «Foxcatcher», «O Jogo da Imitação» «Sniper Americano», «A Teoria de Tudo» e «Whiplash - Nos Limites».

«O Filme Lego» foi considerada a Melhor Animação e teve, como reconheceu um dos seus produtores, «a sua parte de ganhos e perdas». A produção, recorde-se, ficou de fora na corrida ao Óscar na sua categoria.

Em televisão, foram distinguidas as séries «Ruptura Total» e «Orange Is The New Black» nas categorias de drama e comédia.

Comentários