Artigo

«Birdman» lidera nomeações do sindicato dos atores americanos

São poucas as surpresas para os prémios considerados um dos precursores mais fiáveis para os Óscares.

Foram anunciadas as escolhas para os SAG - Screen Actors Guild Awards, que apenas distinguem atores, já que são entregues pela sua associação profissional.

«Birdman (ou a Inesperada Virtude da Ignorância)» lidera a lista com nomeações para melhor elenco (informalmente considerado o equivalente a melhor filme), ator principal (Michael Keaton), secundário (Edward Norton) e atriz secundária (Emma Stone).

Muitos dos nomes anunciados na quarta-feira de manhã em Los Angeles pelos atores Ansel Elgort e Eva Longoria confirmam as escolhas feitas nos últimos dias pelas associações de críticos, noticiadas pelo SAPO Cinema.

Entre as poucas surpresas, principalmente por desalojarem outros nomes considerados mais fortes, destacam-se Jake Gyllenhaal, nomeado para melhor ator, confirmando os relatos dos últimos dias da grande admiração por «Nightcrawler - Repórter na Noite» dentro da indústria; Jennifer Aniston pelo «indie» «Cake» e Naomi Watts por «Um Santo Vizinho».

As escolhas são feitas por alguns milhares de votantes sorteados entre os 120 mil membros do sindicato e são consideradas as mais fiáveis antecipações dos Óscares uma vez que parte dos eleitores também são membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Entre os 20 escolhidos, normalmente pelo menos 17 concretizam mais tarde nomeações para os Óscares.

Os vencedores serão conhecidos numa cerimónia a 25 de janeiro que irá distinguir a atriz Debbie Reynolds com um prémio de carreira.

Comentários