Artigo

"Cartas da Guerra" nomeado para prémios Platino, os "Óscares latinos"

O filme de Ivo Ferreira e ainda a produção luso-espanhola "A Morte de Luís XIV", de Albert Serra, estão nomeados para os Prémios Platino de Cinema Ibero-Americano.

O filme "Cartas da Guerra", de Ivo Ferreira, e a produção luso-espanhola "A Morte de Luís XIV", de Albert Serra, estão nomeados para os Prémios Platino de Cinema Ibero-Americano, revelou a organização.

Os prémios Platino são apresentados como os "Óscares latinos", cumprem a quarta edição a 22 de julho, numa cerimónia em Madrid.

"Cartas da Guerra"  está nomeado para três prémios: Melhor Direção artística, de Nuno Gabriel de Mello, Melhor Fotografia, de João Ribeiro, e Melhor Direção de Som, por Ricardo Leal e Tiago Matos.

O filme, que já esteve nomeado para os Prémios Europeus de Cinema e passou por vários festivais, baseia-se na correspondência entre António Lobo Antunes e a primeira mulher, Maria José, quando o escritor e médico esteve destacado nos anos 1970 em Angola.

Por sua vez, "A Morte de Luís XIV", filme do realizador espanhol Albert Serra, protagonizado por Jean-Pierre Léaud e cuja rodagem passou por Portugal, está nomeado para o Platino de Melhor Direção de Arte.

Este filme teve estreia mundial em 2016 no festival de cinema de Cannes, onde o ator francês Jean-Pierre Léaud recebeu uma Palma de Ouro de Honra.

A Academia Portuguesa de Cinema tinha proposto oito filmes portugueses para as diferentes categorias dos prémios Platino, mas às nomeações finais só chegaram aqueles dois filmes.

Comentários