No ano de 2006, Edith Macefield, uma velhinha de 84 anos tornou-se notícia ao recusar todas as propostas de demolição da sua casa para dar lugar a um empreendimento comercial. No final, já depois de adquiridas todas as casas circundantes dessa zona de Seattle, em Washington, as ofertas ascendiam a cerca de um milhão de dólares. Perante a recusa determinada de Macefield, o empreendimento de cinco andares seguiu em frente e acabou por ser construído em redor da casinha, que já tinha 108 anos.

Quando faleceu, dois anos depois, Edith Macefield tinha-se tornado uma espécie de heroína popular. A casinha foi deixada em testamento a Barry Martin, o intendente da obra, com quem ela forjou uma amizade inesperada ao longo desses anos, e ainda hoje se mantém de pé, sendo propriedade de uma organização sem fins lucrativos.

É a história desta relação crescente de cumplicidade entre Macefield e Martin que a Fox Searchlight está agora a desenvolver em filme, com argumento de John Whittington e produção de Will Gluck, o realizador de "Easy A" e "Annie".

É sabido que em 2009, o filme da Pixar "Up - Altamente" tinha no seu centro uma casinha e uma história semelhantes, com o viúvo Carl Fredricksen a recusar vender o seu lar para dar lugar a um gigantesco empreendimento comercial. Inicialmente, o estúdio recusou a comparação, alegando que o filme estava em preparação desde 2004, data anterior à tentativa de compra, mas perto da estreia a equipa de marketing acabou por atar balões à casinha de Seattle para promover a fita, assumindo assim a inspiração. Hoje em dia, é frequente ver-se a casinha com muitos balões pendurados, que os fãs do filme lhe atam ao telhado com muita frequência.