Artigo

«Cavalo Dinheiro», de Pedro Costa, chega às salas de cinema

O filme estreia em Portugal depois de ter conquistado vários prémios em festivais internacionais.

O filme «Cavalo Dinheiro», do realizador Pedro Costa, estreia esta semana nas salas de cinema do país, depois de já ter conquistado vários prémios em festivais internacionais.

A estreia mundial do filme decorreu em agosto, na Suíça, no Locarno Film Festival, onde Pedro Costa, 55 anos, foi distinguido com o Leopardo para o Melhor Realizador e com o prémio da Federação Internacional de Cineclubes.

Em novembro, «Cavalo Dinheiro» venceu a competição internacional do oitavo Festival de Cinema de Vanguarda, na Grécia. No passado domingo, na 29.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata, na Argentina, o filme conquistou uma menção especial para a fotografia.

A revista Sight and Sound, do British Film Institute, na edição de dezembro, elegeu-o como como o terceiro melhor filme de 2014.

Novamente protagonizado por Ventura, que participou na chamada trilogia do bairro das Fontaínhas de Pedro Costa, um bairro já demolido, nos arredores de Lisboa, que foi palco de «Ossos» (1997), «No Quarto da Vanda» (2000) e «Juventude em Marcha» (2006), o filme conta ainda com os desempenhos Vitalina Varela e Tito Furtado.

Concluído em 2014, «Cavalo Dinheiro» estreia-se em Portugal cinco anos após «Ne Change Rien», documentário de Pedro Costa sobre a cantora Jeanne Balibar.

Comentários