Artigo

Cerca de 30 produtores de cinema português criaram uma nova associação

Cerca de trinta produtores portugueses juntaram-se para formar a Associação de Produtores de Cinema e Audiovisual (APCA), que pretende dar mais visibilidade ao setor, disse à agência Lusa um dos membros da direção, Fernando Vendrell.

A associação, formalizada na sexta-feira em Lisboa, junta cerca de trinta produtores de cinema, como António da Cunha Telles, Paulo Branco, Rui Simões, Rodrigo Areias, Pedro Borges, Luís Galvão Telles, Luís Urbano, Alexandre Oliveira, Paulo Prazeres, José Carlos Oliveira, Susana de Sousa Dias e Pandora da Cunha Telles.

«É um momento importante, um ato de grande maturidade. É uma iniciativa ampla de um grupo de produtores de cinema, e que fazem ficção de qualidade para televisão, que querem dar a conhecer uma atividade que é economicamente relevante», explicou Fernando Vendrell.

De acordo com o produtor, a produção cinematográfica portuguesa «tem capacidade de empregabilidade e representa um volume de negócios grande», ainda que tenha sofrido nos últimos anos com a conjuntura económica e, em 2012, com a ausência de concursos públicos de apoio financeiro.

Atualmente existem em Portugal várias associações do setor - de realizadores, produtores, argumentistas e dramaturgos, cinema de animação -, mas Fernando Vendrell considera que a união de vários produtores naquele organismo é importante numa altura «em que o setor está muito fragilizado».

A nova lei do cinema entrou em vigor há poucos meses, mas a regulamentação não foi publicada na totalidade; os concursos do Instituto do Cinema e Audiovisual - que estiveram suspensos em 2012 - reabriram este ano, mas a divulgação dos resultados e assinatura de contratos de financiamento só deverão acontecer no outono.

Além de querer dar a conhecer, com regularidade, a produção cinematográfica, a APCA não quer esquecer a internacionalização do cinema português, nomeadamente marcando presença nos mercados que decorrem nos principais festivais internacionais, como o de Cannes, em maio, disse Fernando Vendrell.

Da direção da APCA fazem parte Pandora da Cunha Telles, Rodrigo Areias e Fernando Vendrell.

Comentários