Artigo

«Cinquenta Sombras»: vem aí novo livro sob o ponto de vista de Christian Grey

O quarto volume da saga «As Cinquenta Sombras de Grey» chega já em junho e concretiza um desejo de muitos leitores da escritora britânica E.L. James.

O quarto livro da bem-sucedida saga erótica «As Cinquenta Sombras de Grey», da britânica E.L. James, escrito da perspetiva do personagem masculino da história, será lançado a 18 de junho, anunciou a sua editora esta segunda-feira em Nova York.

«Este livro é dedicado àqueles leitores que pediram... e pediram... e pediram... e pediram por isto», afirmou E.L. James, citada no comunicado da editora Vintage Books.

«Grey: Fifty Shades of Grey as Told by Christian» é escrito da perspetiva de Christian Grey, o jovem magnata dos negócios que se envolve num relacionamento sadomasoquista com a universitária Anastasia Steele, uma história que cativou milhões de leitores em todo o mundo.

Este quarto volume será lançado no dia do aniversário do complexo personagem, cujos «desejos, motivações e complicado passado» poderão ser descobertos pelos leitores, segundo a autora.

«O Christian é um personagem complexo e os leitores sempre foram fascinados pelos seus desejos e motivações, e o seu passado problemático. Além disso, como sabe toda a gente que já esteve numa relação, existem sempre dois lados de cada história. Tem sido um grande prazer voltar ao lugar que me faz feliz: escrever, estar com Christian e Ana no seu universo, e trabalhar com a equipa fantástica na Vintage», acrescentou.

A trilogia «Cinquenta Sombras de Grey», traduzida em 52 idiomas e que vendeu 125 milhões de exemplares, converteu-se num dos maiores sucessos da história do mundo editorial.

O primeiro romance, publicado em 2011, esteve por 133 semanas na lista dos livros mais vendidos do jornal New York Times.

À febre despertada pela trilogia seguiu-se já este ano o lançamento do filme baseado no primeiro livro, que arrecadou mundialmente quase 570 milhões de dólares, com sequelas previstas para 2017 e 2018.


Sigilo

«Perante o imediatismo e sigilo da publicação, estamos a trabalhar para garantir que o livro estará bem presente nas prateleiras a 18 de junho», indicou Tony Chirico, presidente da Knopf Doubleday Publishing Group, ao qual a Vintage pertence.

Para o público feminino, a atração parece garantida a partir do mistério que cerca Christian Grey.

«Os leitores conhecem Christian como alguém que exerce controle em todos os aspetos de sua vida. O seu mundo é difuso, disciplinado e vazio, até ao momento em que Anastasia entra no seu escritório. O que tem ela que o cativa? Por que não consegue esquecê-la? Encontra-se envolvido numa tempestade emocional que não consegue entender nem pode resistir», afirma a editora.

Segundo a editora de James, Anne Messitte, «este livro tem todos os atributos cativantes dos seus antecessores».

«Quando Erika me disse que queria explorar o ponto de vista de Christian e reabrir a história, senti-me incrivelmente entusiasmada por ela e pelos seus leitores», acrescentou.

O livro será lançado de forma simultânea também no Reino Unido pela Penguin Random House. Ainda não existem notícias em relação ao mercado português.

E.L. James vive em Londres com o seu marido, o escritor e argumentista Niall Leonard, e dois filhos. Continua a escrever livros ao mesmo tempo que trabalha como produtora nas duas próximas versões cinematográficas, «As Cinquenta Sombras mais Negras», cujo argumento será do seu marido, e «As Cinquenta Sombras - Livre».

ELES QUASE FORAM CHRISTIAN GREY E ANASTASIA STEELE

Comentários