Artigo

Clint Eastwood e Bradley Cooper batem todos os recordes com «Sniper Americano»

Com seis nomeações para os Óscares, o filme galvanizou os Estados Unidos de costa a costa, conseguindo receitas apenas ao alcance dos grandes títulos de verão.

Aos 84 anos, e poucos meses após «Jersey Boys» ter desiludido nas bilheteiras, Clint Eastwood ofereceu ao estúdio Warner Bros, com quem tem uma relação profissional duradoira desde 1975, o maior sucesso da sua carreira.

Liderado por Bradley Cooper, «Sniper Americano» fez na sua estreia em 3555 salas no chamado fim de semana Martin Luther King, entre quinta-feira e domingo, 105 milhões de dólares (90 milhões excluindo o primeiro dia). É a 40ª melhor estreia de sempre e com receitas que estamos mais habituados a ver associadas a filmes de grande orçamento lançados no verão. Uma vez que não tem a vantagem dos preços 3D, certamente vendeu mais bilhetes do que muitos destes.

No final desta semana, tornar-se-á o mais rentável da carreira de Eastwood, ultrapassando os 148 milhões de dólares arrecadados por «Gran Torino» em 2008. Nomeado para seis Óscares, já é também o maior sucesso entre todos os candidatos a Melhor filme, deixando para trás ainda no sábado «Grand Budapest Hotel».

Sessenta e três por cento do público do filme tem mais de 25 anos, o que também é pouco habitual no atual panorama das idas ao cinema. Para o valor atingido foi determinante a história sobre Chris Kyle, um atirador de elite da Marinha dos EUA que se tornou uma lenda no Iraque, ter conquistado os espectadores tanto nos estados mais progressistas (os chamados «blue states») como nos mais conservadores, no interior do país (os «red states»).

Depois de algumas semanas em exibição em poucas salas em Nova Iorque e Los Angeles, o valor da estreia em larga escala mais do que duplica as previsões dos analistas, que eram na ordem dos 40 milhões. O sucesso sem precedentes vai tornar-se um caso de estudo no interior da indústria cinematográfica.

Estes foram alguns dos recordes batidos:

- melhor estreia de sempre de um filme em janeiro (ultrapassou os 48,6 da comédia «Ride Along», com Ice Cube e Kevin Hart);

- melhor estreia de sempre de um filme de Clint Eastwood (bateu os 29,5 de «Gran Torino» em 2008);

- melhor estreia de um filme de Bradley Cooper (anteriormente era «A Ressaca, Parte II, com 103,4 milhões);

- melhor fim de semana em janeiro de sempre (o recorde eram os 68,5 milhões de «Avatar» em 2010);

- melhor estreia de um filme dramático de sempre (anteriormente era «A Paixão de Cristo», com 83,4 milhões em 2004);

- melhor fim de semana de 4 dias e melhor estreia de um filme com classificação etária para adultos (recordes de «A Ressaca, Parte II» e «The matrix Reloaded»);

- melhor fim de semana em IMAX de um filme com classificação etária para adultos (bateu os 9,1 milhões de «Prometheus»);

- melhor estreia de um filme de guerra (ultrapassou os 59,1 de «Pearl Harbor».

«Sniper Americano» estreia em Portugal na quinta-feira.

Comentários