Artigo

Começou corrida aos Óscares: «Birdman» lidera nomeações para Indie Spirit Awards

Os prémios que distinguem as produções do cinema independente dos EUA são o primeiro indicador de uma temporada que culminará com a entrega dos Óscares no final de fevereiro.

«Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)» recebeu seis nomeações para os Independent Spirit Awards (Indie), liderando a lista dos prémios que distinguem as produções com menos orçamento nos EUA.

O filme de Alejandro González Iñárritu estreia em Portugal a 15 de janeiro e irá concorrer à distinção para melhor do ano com «Boyhood - Momentos de uma Vida» (estreia esta quinta-feira), «Selma», de Ava DuVernay (ainda sem data), todos com cinco nomeações, e «Love is Strange», de Ira Sachs (adiado no nosso país) e «Whiplash - Nos Limites» (estreia a 5 de fevereiro), ambos com quatro.

Ausente da categoria anterior, mas uma das grandes surpresas do anúncio dos nomeados é «Nightcrawler - Repórter na Noite» (em exibição), com Jake Gyllenhaal e Rene Russo: arrecadou cinco nomeações, mas concorrerá ao prémio de melhor primeiro filme.

Durante muito tempo, os Indie Awards não eram vistos como um barómetro para os Óscares, mas nos anos mais recentes a tendência tem sido para cada vez mais se repetirem os nomeados. Em 2014, a lista de todas as categorias de interpretação - Matthew McConaughey, Cate Blanchett, Jared Leto, Lupita Nyong'o - e melhor filme - «12 Anos Escravo» - coincidiu entre os dois prémios.

Os prémios Indie distinguem as produções dos EUA cujo orçamento não ultrapassa os 20 milhões de dólares, pelo que títulos considerados incontornáveis nesta temporada como «A Teoria de Tudo» (Grã-Bretanha), «Inherent Vice», de Paul Thomas Anderson, «Foxcatcher» e «O Grande Hotel Budapeste» ficaram fora da lista. O comité da organização optou por atribuir aos dois últimos respetivamente uma distinção especial para o elenco e equipa criativa e o prémio Robert Altman.

Nas categorias de interpretação, foram nomeados todos os atores considerados favoritos nas suas categorias.

Para melhor ator, Michael Keaton («Birdman») está acompanhado por André Benjamin («Jimi: All Is By My Side»), Jake Gyllenhaal («Nightcrawler), John Lithgow («Love is Strange) e David Oyelowo («Selma»); em melhor atriz, Julianne Moore («Still Alice») foi nomeada com Marion Cotillard ( «A Emigrante»), Rinko Kikuchi («Kumiko, The Treasure Hunter»), Jenny Slate («Obvious Child») e Tilda Swinton («Only Lovers Left Alive»).

Nas categorias secundárias, J.K. Simmons («Whiplash») e Patricia Arquette («Boyhood») foram nomeados com Riz Ahmed («Nightcrawler»), Ethan Hawke («Boyhood»), Alfred Molina («Love is Strange»), Edward Norton («Birdman»), Jessica Chastain («A Most Violent Year»), Carmen Ejogo («Selma»), Andrea Suarez Paz («Stand Clear of the Closing Doors») e Emma Stone («Birdman»).

Os premiados dos Independent Spirit Awards serão conhecidos a 21 de fevereiro, véspera da cerimónia dos Óscares.

Comentários