O 77.º Festival de Cannes terá como filme de abertura, a 14 de maio, a comédia francesa de Quentin Dupieux "Le deuxième acte" ["O Segundo Ato", em tradução literal], com Léa Seydoux, Vincent Lindon, Louis Garrel e Raphaël Quenard, anunciou a organização esta quarta-feira.

Exibida fora da competição oficial, a produção tem uma hora e 16 minutos e será lançada simultaneamente nos cinemas franceses.

O realizador de 49 anos é um dos principais nomes do cinema francês, com 13 filmes lançados em 17 anos.

A sua última obra, "Daaaaaali!", apresentada em setembro de 2023 no Festival de Veneza, é uma homenagem ao pintor espanhol Salvador Dalí.

Ainda no ano passado, o seu filme "Yannick" foi um dos sucessos de bilheteira do cinema francês e a carreira inclui outros títulos idiossincráticos como "Rubber - Pneu" (2010), "Réalité" (2014), "100% Camurça" (2019) e "Mandíbulas" (2020).

O festival também exibirá pela primeira vez a produção "Furiosa", de George Miller: a continuação da saga "Mad Max", que também está fora da competição, será exibida a 15 de maio na presença dos atores Anya Taylor-Joy, Chris Hemsworth e Tom Burke.

A seleção do Festival de Cinema de Cannes, que acontece de 14 a 25 de maio, será apresentada na quinta-feira, 11 de abril.

A norte-americana Greta Gerwig, realizadora de "Barbie", grande sucesso de bilheteira no ano passado, será a presidente do júri.

Já as cerimónias de abertura e encerramento serão presididas pela atriz francesa Camille Cottin.

Cerca de 20 filmes normalmente competem pela cobiçada Palma de Ouro, o que pode dar um grande impulso para filmes como o vencedor do ano passado, "Anatomia de Uma Queda", que ganhou diversos prémios, incluindo Melhor Argumento Original nos Óscares.