Artigo

Controvérsia sobre «Star Wars» esclarecida por Chewbacca

Peter Mayhew, o ator que interpretava o incansável companheiro de Han Solo, publicou uma página do argumento do primeiro «Star Wars» que esclarece um debate antigo.

A contribuição decisiva para esclarecer um polémico debate entre os fãs de «Star Wars» pode ter sido dada pelo ator Peter Mayhew: quem disparou primeiro na discussão na cantina de Mos Eisley no filme de 1977, Han Solo ou Greedo, o extraterrestre caçador de recompensas?

O ator de dois metros e 13 que interpreta Chewbacca na saga partilhou no seu Facebook a página dessa sequência da sua cópia do argumento, dizendo que «isto deve resolver a história original de «quem disparou primeiro»».

Na sua versão, Han enfrenta alguém ainda descrito apenas por «alien»... e dispara primeiro: «De repente, o viscoso alien desaparece num flash cegante de luz. Han puxa da sua fumegante arma de debaixo da mesa enquanto os outros clientes olham com confusa estupefação.»

A acompanhar a imagem da publicação, Mayhew ainda brincou: «Após todos estes anos, ainda parece que estou a tornar pública uma parte da história».

Esta novidade surge dias depois de uma versão do argumento ter sido descoberta na Universidade de New Brunswick, no Canadá. Na cópia datada de 15 de março de 1976, Luke Skywalker ainda se chama Luke Starkiller, mas Han Solo também é o primeiro a disparar.

A questão de quem disparou primeiro é discutida desde que George Lucas fez várias alterações no filme original para a sua «edição especial» em 1997. Uma das mais polémicas terá sido precisamente a de tornar Greedo o agressor, alegando que foi sempre essa a sua intenção.

Desde então, os fãs mais inconformados têm caçado pistas para provar que Lucas sempre teve a intenção de fazer a personagem interpretada por Harrison Ford disparar primeiro.

Comentários