Artigo

Culturgest recebe nova vaga do cinema romeno

A Festa do Cinema Romeno decorre entre quarta e domingo e é uma oportunidade única para ver produções de um país que tem sido distinguido em muitos festivais nos últimos anos.

Começa hoje e vai até domingo mais uma edição da Festa do Cinema Romeno. O Festival decorre na Culturgest em Lisboa e é uma oportunidade para assistir aos mais recentes títulos de uma prolífica nova vaga de jovens cineastas, entre emergentes e já consagrados, que tem feito crescer uma tradição cinematográfica singular, que encontra no realismo a sua grande força.

Na exibição de curtas e longas metragens, documentais e ficcionais, as histórias são quotidianas, familiares e pertencem à história recente do país (particularmente à revolução e às suas consequências). Destaque para alguns registos históricos, como «După Revoluţie» («After the Revolution»), de Laurențiu Calciu, que pegou na câmara de filmar e foi para a rua registar a revolução de 1989, perto das caras e das vozes da população, mas também para uma mordaz sátira ao comportamento humano, «Visul lui Adalbert» («Adalbert’s Dream»), de Gabriel Achim, que regressa ao dia seguinte ao mais importante evento futebolístico romeno de sempre: a famosa vitória do Steaua de Bucareste contra o Barcelona, na final da Taça dos Campeões, em 1986.

A Festa receberá como convidados para apresentar os filmes e conversar com o público no final das sessões Adrian Sitaru, um dos mais singulares cineastas do Novo Cinema Romeno, que estreia na Festa do Cinema Romeno os seus mais recentes filmes; Andrei Rus, crítico e editor da revista de cinema Film Menu e programador do NexT Film Festival em Bucareste.

Este ano, a família é um tema recorrente desta mostra de filmes romenos, mas cada filme parte de um ângulo muito particular. E é no realismo, seja ele puro ou manipulado, e na sua minuciosa análise, que o Novo Cinema Romeno encontra a sua maior força, como se poderá constatar em toda a obra de Radu Jude, homenageado com uma retrospetiva integral da sua filmografia.


Programação: [a|http://festadocinemaromeno.tumblr.com/programacao][/a]

Comentários