A competição nacional do 24.º festival internacional de Curtas de Vila do Conde, que decorre de 9 a 17 de julho, inclui 16 filmes, entre autores consagrados e estreantes, de Gabriel Abrantes a Leonor Noivo.

“A competição nacional ilustra a singularidade do cinema português através de um conjunto de filmes que desafiam as fronteiras entre géneros e temas. Esta seleção apresentará obras de autores consagrados e de cineastas estreantes em 16 filmes que provam que o cinema português se renova de forma constante”, pode ler-se no comunicado divulgado pela organização do festival.

Assim, a competição nacional, cujo melhor filme receberá um prémio no valor de dois mil euros, inclui obras como “A Brief History of Princess X”, de Gabriel Abrantes, “A Casa ou Máquina de Habitar”, de Catarina Romano, “À Noite Fazem-se Amigos”, de Rita Barbosa, ou “O Dia do meu Casamento”, de Anabela Moreira e João Canijo.

Por seu lado, a retrospetiva “In Focus” deste ano vai ser dedicada à companhia nova-iorquina Bordeline Films, criada em 2003 por Antonio Campos (realizador de ”Afterschool”), Sean Durkin e Josh Mond.

“Nesta retrospetiva, serão exibidos os filmes mais significativos deste trio: as suas curtas-metragens de iniciação e as longas, cujo sucesso crítico tem sido assinalável. Apresentando filmes como ‘James White’, ‘Martha Marcy May Marlene’ e ‘Simon Killer’, esta será uma mostra que permitirá descobrir estes autores e a forma como estão a mudar o cinema americano”, revelou a organização.

Na competição internacional vão estar 38 filmes de autores como Jennifer Reeder, Theodore Ushev, Bertrand Mandico, Deborah Stratman, Salla Tykkä, Ben Rivers e Dustin Guy Defa, com a organização a destacar ainda os "emergentes" Nadav Lapid e Konstantina Kotzamani.

O Curtas inclui também a competição experimental, “onde se encontram filmes que desafiam as convenções narrativas e cinematográficas”, abrangendo realizadores como Mike Hoolboom, Daïchi Saïto, Christoph Girardet, Matthias Müller, Siegfried A.Fruhauf ou Jay Rosenblatt.

O festival volta a contar também com uma competição de vídeos musicais, com uma competição direcionada para o público infantil intitulada Curtinhas e a Take One!, reservada a estudantes.

O comunicado da organização realçou que a programação vai contar ainda com diversos trabalhos nacionais que já passaram por outros festivais, mas que retratam o panorama nacional cinematográfico, incluindo “A Balada de um Batráquio”, de Leonor Teles, e “Ascensão”, de Pedro Peralta.

No final do maio, o Curtas de Vila do Conde havia anunciado filmes-concerto de Jay-Jay Johanson, Tindersticks, The Legendary Tigerman e de The Greg Foat Group.