Artigo

De Bale a McConaughey: As transformações físicas mais inacreditáveis do cinema

«Golpada Americana» e «O Clube de Dallas» são exemplos de filmes cujos protagonistas alteraram drasticamente de peso. Conheça os outros atores que, além de Christian Bale e Matthew McConaughey, engordaram ou emagreceram pelo cinema.

Já havia exemplos anteriores, mas para a história do cinema ficará sempre a alteração de peso de Robert De Niro em «Touro Enraivecido» (1980) como um dos exemplos máximos do esforço de que um ator é capaz de fazer para encarnar o seu papel. Para interpretar o pugilista Jake La Motta, De Niro teve primeiro de treinar para conseguir estar fisicamente à altura de um «boxeur» (houve quem dissesse na altura que ele até poderia ter ganho combates na sua categoria) e depois, com a rodagem em pausa, engordar cerca de 30 quilos para as cenas finais do filme.

O papel valeu-lhe o Óscar mas serviu de exemplo para gerações de atores que não se detêm perante nada para conseguir encarnar as suas personagens, como é o caso mais emblemático de Christian Bale, que já aumentou e diminuiu drasticamente de peso para vários filmes. Um esforço extremo que, é importante sublinhar, tem deixado por vezes sequelas físicas que perseguem os intérpretes por vários anos.


Comentários