Artigo

De Herbie ao Batmobile: os carros mais míticos do cinema

Do mortífero Christine ao amável Herbie, do televisivo KITT ao multifacetado Batmóvel, de James Bond aos Transformers, os carros nunca deixaram de nos seduzir, no cinema e na televisão. O SAPO Cinema apresenta os mais míticos de todos.



O cinema e a televisão têm sido férteis na criação de veículos que preencheram o imaginário de gerações. A série cinematográfica de 007 tem sido aquela que mais carros diferentes tem popularizado, dando-lhes um «sex-appeal» e uma aura de sofisticação incomparáveis. As várias encarnações de Batman também nunca esquecem que o Batmóvel é essencial para marcar visualmente a sua época e o seu estilo.

Tem havido também carros com vida a marcar presença no mundo dos humanos, desde o sanguinolento Christine ao endiabrado e amável Herbie, e até mundos inteiros de carros antropomorfizados, imortalizados no filme da Pixar «Carros».

No meio disto, ficaram também populares, pela sua invulgaridade, veículos como o DeLorean que viaja no tempo de «Regresso ao Futuro» e ou o Ectomobile que serve de transporte aos Caça-Fantasmas.

Praticamente todos eles foram também transformados em brinquedos, alguns deles tornando-se igualmente míticos por direito próprio, como as versões do Batmobile e do Aston Martin DB5 que a Corgi Toys comercializou nos anos 60.

Comentários