Artigo

«Desafio Total»: Arnold Schwarzenegger foi a Marte há 25 anos

Admirado e discutido, é um dos grandes marcos da ficção científica. O SAPO Cinema revela algumas curiosidades sobre o filme que não foi apenas «mais um» na carreira de Arnold Schwarzenegger.

A 1 de junho de 1990 estreava «Desafio Total» nas salas de cinema americanas.

À partida, parecia apenas mais uma «fita» de ação Arnold Schwarzenegger, ainda que realizada por Paul Verhoeven, que fizera três anos antes o «cyber-gore» «RoboCop».

No entanto, a epopeia futurista revelou ter uma história, adaptada do conto «We Can Remember It for You Wholesale?», de Philip K. Dick, muito mais complexa do que se antecipava para uma grande produção de Hollywood e imagens e efeitos revolucionários.

Logo em 1990, muitos defenderam que era um clássico instantâneo de ficção científica e 25 anos mais tarde, ao contrário do que aconteceu com a sequela de 2012 protagonizada por Colin Farrell, a viagem a Marte em 2084 com «Desafio Total» continua a ser não só um filme admirado e discutido, como um dos melhores trabalhos na carreira de todos os envolvidos: Paul Verhoeven, Arnold Schwarzenegger, Sharon Stone e Rachel Ticotin.

O SAPO Cinema revela algumas curiosidades do que foi, à época, um dos filmes mais caros da história do cinema.

Comentários