O Dia da Banheira celebra-se a 5 de dezembro e destina-se a recordar às pessoas que estar numa banheira pode ser uma grande forma de relaxar do stress quotidiano numa era em que as suas vidas estão cada vez mais ocupadas.

No cinema, a casa de banho não costuma ser uma divisão da casa muito visitada pelo cinema: até "Psico" (1960) nem sequer se tinha visto uma sanita num filme americano, muito menos o som de um autoclismo.

Isso era considerado ofensivo, mas claro que o clássico de Alfred Hitchcock fez o pleno do escândalo: a sua cena mais famosa acontece numa banheira e não tem nada a ver com o espírito relaxante que pretende celebrar o dia internacionalmente conhecido por "Bathtub Party Day".

Desde então, recuperou-se o tempo perdido e vários filmes têm cenas inesquecíveis que se passam em banheiras. Ou até breves momentos, como a morte de Frank Pentangelli em "O Padrinho - Parte II" (1974). Em alguns filmes, como as de "Atracção Fatal" (1987) e "A Verdade Escondida" (2000), são mesmo as estrelas de momentos que envolvem o desfecho ou gigantescas reviravoltas nas histórias.

Eis a cena de "Psico" e mais 11, umas mais relaxantes do que outras, mas todas famosas e e sem (grandes) 'spoilers'.

Psico (1960)
A mais famosa cena de chuveiro e banheira da história do cinema (spoiler).

Beleza Americana (1999)
Lester Burnham (Kevin Spacey) tem fantasias frequentes com a amiga (Mena Suvari) da sua filha adolescente e esta é a que ficou para a história.

Pretty Woman - Um Sonho de Mulher (1991)
Existem duas cenas famosas, uma romântica com as personagens da prostituta Vivian (Julia Roberts) e Edward (Richard Gere) e esta, logo nodia seguinte ao primeiro encontro, em que tem lugar uma negociação.

Pesadelo em Elm Street (1984)
Quando Nancy Thompson (Heather Langenkamp) começa a relaxar na sua banheira, sabemos que Freddy Krueger vai aparecer para estragar o momento.


Conversa de Travesseiro (1959)
Ao mostrar Doris Day e Rock Hudson ao telefone e em casas diferentes a fazer o mesmo, com o ecrã dividido ao meio, o filme sugeria um eroticismo numa era em que nada se podia mostrar.

Pleasantville - A Viagem ao Passado (1998)
Jennifer (Reese Witherspoon) vai parar ao interior de uma série televisiva dos anos 50 onde tudo é agradável e, claro, sem sexo, e mostra à mãe outras formas de ter prazer sem o marido.


Scarface (1983)
Existe uma cena mais cedo no filme, com a utilização de uma motossera, mas a mais duradoira é esta, que mostra o simboliza toda uma personagem: o mafioso Tony Montana (Al Pacino).


Romance Perigoso (1998)

Depois de um primeiro encontro num porta-bagagens, a polícia Karen Sisco (Jennifer Lopez) e o criminoso Jack Foley voltam a encontrar-se, pelo menos nos sonhos da primeira, em mais um momento de incrível sensualidade e sofisticação.

O Bom, o Mau e o Vilão (1966)
Tuco (Eli Wallach) é incomodado numa altura inconveniente.

O Grande Lebowski (1998)
O "Dude" está na banheira a fazer exatamente o que é suposto: a relaxar, rodeado de velas e dos restos de um charro. Mas a tranquilidade dura pouco...

Os Rapazes da Noite (1987)
Sam (Corey Haim) descobre da pior maneira o que está a acontecer ao irmão mais velho.

Constantine (2005)
Constantine (Keanu Reeves) faz isto à polícia interpretada por Rachel Weisz para a ajudar a perceber no que realmente está em causa na investigação ao suicídio da irmã.