Artigo

Disney confirma novos filmes com personagens de «Star Wars»

Além da nova trilogia da saga «Star Wars» que a Walt Disney está a preparar, acaba de ser confirmado que a empresa está também a trabalhar em novos filmes sobre personagens do universo criado por George Lucas, um dos quais poderá ser sobre Yoda.

Após a confirmação de que J.J.Abrams iria realizar o primeiro filme da nova trilogia dedicada ao universo de «Star Wars», a Disney, que adquiriu a Lucasfilm em outubro de 2012 e agora detém os direitos sobre a saga, acaba de confirmar que está a trabalhar numa nova fornada de películas centradas em personagens da série criada por George Lucas mas isoladas dos já previstos Episódios VII, VIII e XIX.

Os argumentos estão a ser escritos por Lawrence Kasdan e Simon Kinberg, o primeiro que foi também o argumentista de «O Império Contra-Ataca» e «O Regresso de Jedi», e o segundo que escreveu fitas como «X-Men: O Início» e «Sherlock Holmes».

A confirmação veio do dirigente máximo da Disney, Bob Iger, que disse em entrevista à CNBC que «estamos de facto a trabalhar em alguns filmes isolados» do universo «Star Wars». «O Larry Kasdan e o Simon Kinberg estão ambos a trabalhar em filmes a partir das grandes personagens de «Star Wars» que não fazem parte da saga mais abrangente. Por isso planeamos fazer «Star Wars» VII, VIII e IX ao longo de um período de cerca de seis anos a partir de 2015. Mas haverá também alguns outros filmes lançados ao longo desse período de tempo».

Iger revelou ainda que logo «quando estávamos a explorar com muita seriedade com o George [Lucas a aquisição da Lucasfilm], surgiu a ideia de produzir alguns filmes isolados que não fizessem parte da saga. Essas possibilidades estão agora a tornar-se mais reais».

A notícia surgiu poucas horas depois de Harry Knowles, do geralmente bem informado site Aint it Cool News, ter revelado que havia novos filmes de «Star Wars» em projeto e que o primeiro se centraria em Yoda. A Disney não confirmou se seria o Mestre Jedi o foco de uma das novas fitas, embora ele seja das poucas personagens que atravessa quase todos os seis primeiros filmes da saga, o que parece contradizer a afirmação de que as novas películas se centrariam em personagens «que não fazem parte da saga mais abrangente». Knowles também lança a hipótese de um filme sobre Boba Fett, uma das personagens favoritas dos fãs, o que parece encaixar mais nas declarações de Iger.

A Disney confirmou que a Lucasfilm, mesmo não lançando nenhum filme da saga «Star Wars» há cinco anos, gerou em 2012 cerca de 215 milhões de dólares em receitas de licenciamento de «merchandising», parques temáticos, séries de tv e outros setores.

Recorde-se que além dos seis filmes da série «Star Wars» estreados entre 1977 e 2005, houve ainda outros três associados ao universo de Lucas que conheceram estreia comercial: os telefilmes «Star Wars: Uma Aventura Ewoks - A Caravana da Coragem» (1984) e «Star Wars: Uma Aventura Ewoks - A Conquista de Endor» (1985), que estrearam em sala fora dos EUA e se centravam nos felpudos Ewoks, e «Star Wars: A Guerra dos Clones» (2008), em animação, que servia de introdução à série televisiva do mesmo nome.

Comentários