O documentário "Eldorado XXI", da realizadora portuguesa Salomé Lamas, estreia a 9 de fevereiro de 2017 no Cinema Ideal, em Lisboa, anunciou a produtora de cinema O Som e a Fúria.

O filme, que será exibido em exclusivo no Cinema Ideal, venceu este ano o Grande Prémio da 3.ª edição do Porto/Post/Doc, onde teve a sua estreia nacional, depois de ter tido estreia mundial no 66º Festival de Cinema de Berlim – Forum, na Alemanha.

"Eldorado XXI" (2016) é a segunda longa-metragem documental de Salomé Lamas, e já passou por vinte festivais de cinema, como o New Directors New Films (EUA), Viennale (Áustria), a Mostra de São Paulo (Brasil) e o Pancevo Film Festival, na Sérvia, onde obteve o prémio de Melhor Filme.

A obra é descrita pela produtora como "uma assombrosa e misteriosa parcela da realidade etnográfica", na comunidade instalada em maior altitude no mundo, La Rinconada y Cerro Lunar, a 5.500 metros de altitude, nos Andes peruanos.

A realizadora deu primazia às histórias contadas de viva voz pelos habitantes, sobretudo o trabalho duro dos mineiros.

Natural de Lisboa, onde nasceu, em 1987, Salomé Lamas estudou cinema em Lisboa e Praga, artes visuais em Amesterdão e é doutoranda em estudos fílmicos na Universidade de Coimbra.

A sua primeira longa-metragem de documentário foi “Terra de Ninguém” (2012), que estreou internacionalmente na Berlinale, e foi lançada nos cinemas e em DVD em Portugal, França e Espanha.

Realizou ainda "Extinção" (2016), atualmente em finalização.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.