Duas sequelas, uma relançada ao fim de 14 anos ("Mundo Jurássico") e outra que vai no seu sétimo título ("Velocidade Furiosa") lideraram as preferências das pessoas que foram às salas de cinema este verão. E como o mercado é cada vez mais global, as diferenças de gostos cada vez se distinguem menos entre os EUA e o resto do mundo.

Como se define um sucesso comercial? A acreditar numa das piadas mais populares no mundo do cinema, isso não existe. nenhum filme em Hollywood tem lucro por causa da "contabilidade criativa" usada pelos estúdios.

Nas contas que se fazem não se trata apenas de comparar o orçamento estimado e as receitas: é preciso adicionar os custos com a promoção e muitas outras despesas são contabilizadas à parte. E não faltam entidades a ter direito ter uma percentagem dos lucros para além dos estúdios e salas de cinema.

Ainda assim, entre tantos fatores, existe uma medida que é mais ou menos aceite por todos: o estúdio só "começa" a ver o retorno do seu investimento quando um filme faz três vezes nas bilheteiras o seu orçamento oficial.

Estes são os filmes considerados os grandes sucessos do verão de 2015.