Artigo

Estes são os filmes portugueses mais vistos de sempre

É tempo de balanços do ano: «Os Maias», «Os Gatos Não Têm Vertigens» e «Virados do Avesso» foram os filmes portugueses mais vistos de 2014. Mas o SAPO Cinema olha mais para trás e reúne os maiores sucessos de sempre.

Apesar de todos os sinais de crise, incluindo demora na atribuição de subsídios e os problemas de distribuição, 2014 revelou-se um ano simpático para o cinema português.

Os valores de «Os Maias - Cenas da Vida Romântica», de João Botelho, com 113 mil bilhetes vendidos, «Os Gatos não Têm Vertigens», de António-Pedro Vasconcelos, com 93 mil, e «Virados do Avesso», com 84 mil em apenas três semanas e com potencial para ser o mais visto de 2014, disfarçam o facto de apenas sete dos 39 filmes estreados nas nossas salas terem ultrapassado os 10 mil espectadores.

A lista completa-se com «Sei Lá», de Joaquim Leitão, que, com quase 62 mil, acabou por ficar abaixo das expectativas para a adaptação do «best-seller» de Margarida Rebelo Pinto; «Mau Mau Maria», de José Alberto Pinheiro, com 51 mil; «Ruas Rivais», de Márcio Loureiro, com 36 mil; e «Eclipse em Portugal», de Alexandre Cebrian Valente e Edgar Alberto, com quase 12 mil.

Apenas um filme em 2014 entra na lista dos mais vistos de sempre do cinema nacional desde que é possível ter dados fiáveis (anos 70 do século XX). Recorde e confira quantos viu da lista.

Comentários