Artigo

Estreia em França a «comédia à portuguesa» que homenageia emigrantes

O filme «A Gaiola Dourada», realizado pelo lusodescendente Ruben Alves, que homenageia a comunidade portuguesa que emigrou para França a partir dos anos 1960, estreia naquele país a 24 de abril. O trailer legendado já está na internet.

A «comédia à portuguesa» realizada pelo lusodescendente Ruben Alves é o resultado de «30 anos de observação» dos pais e familiares que o rodearam, disse o realizador à Lusa, à margem da ante-estreia do filme em Paris. «É tempo de homenagear estas pessoas todas que fugiram do país, foram trabalhar para fora e lutar pela vida», disse.

Ruben Alves considerou que «Portugal é muito bem representado em França» e que «as pessoas têm uma imagem muito boa dos portugueses». No entanto, «não os conhecem realmente».

«Se com este filme eu conseguir que os franceses saibam quem somos nós, os portugueses, então ficaria muito feliz», acrescentou o realizador.

O filme retrata um casal de emigrantes que está em França há 30 anos. Ela porteira, ele trabalhador da construção civil, interpretados por Rita Blanco e Joaquim de Almeida.

O elenco conta também com Maria Vieira, Chantal Lauby, Roland Giraud, Bárbara Cabrita, Jean Pierre Martins, Lannick Gautry, Jaqueline Corado Silva, Nicole Croisille, Alice Isaaz e Alex Alves Perreira. O filme foi escrito por Ruben Alves, Jean-André Yerlès e Hugo Gélin, e produzido por Zazi Films, Pathé e TF1 Films Production.

O realizador e argumentista acrescenta que «este filme também pode mudar as mentalidades dos portugueses que pensam que conhecem os emigrantes».

«A Gaiola Dourada» tem estreia prevista para Portugal para o próximo dia 1 de agosto.

Comentários