Artigo

Estrelas de Hollywood na corrida aos Tony, os Óscares do teatro

Vários nomes conhecidos de Hollywood receberam nomeações aos Tony, os grandes prémio da Broadway, apontados por muitos como os Óscares do teatro.

Bradley Cooper foi nomeado na categoria de melhor ator pelo seu papel em «The Elephant Man», enquanto Elisabeth Moss, a Peggy Olson da série «Mad Men» foi nomeada para melhor atriz pela sua interpretação em «The Heidi Chronicles».

Os britânicos também receberam nomeações, com Helen Mirren na corrida pela sua interpretação da rainha Isabel II em «The Audience», assim como Bill Nighy e Carey Mulligan por «Skylight».

«The Last Ship», musical de autoria de Sting, que saiu de cartaz em janeiro por vendas de bilhetes abaixo do esperado, recebeu duas nomeações: melhor banda sonora e melhor orquestração.

Os grandes destaques entre os nomeados são os musicais «Um Americano em Paris» (adaptação do clássico do cinema de Vincente Minnelli com o mesmo título) e «Fun Home», que receberam nomeações em 12 categorias cada.

Os dois estão em disputa pelos galardões de melhor musical e melhor ator.

«Um Americano em Paris» também deu ao encenador britânico Christopher Wheeldon duas nomeações.

As peças britânicas «Wolf Hall», «Skylight» e «The Audience» receberam oito, sete e três nomeações, respectivamente.

A autora Hillary Mantel, vencedora do Booker Prize com os livros «Wolf Hall» e sua sequela «Bring Up the Bodies», foi nomeada como coautora, ao lado de Mike Poulton, na categoria de melhor peça.

O musical «Something Rotten» recebeu 10 nomeações, enquanto o revival de «O Rei e Eu» chegou à corrida em nove categorias.

A adaptação ao teatro do livro «The Curious Incident of the Dog in the Night-Time», sobre um menino com autismo, recebeu seis nomeações, incluindo melhor peça, encenação e ator.

«Disgraced», sobre um advogado de sucesso e que reflete sobre o motivo que o levou a esconder a sua ascendência paquistanesa, foi nomeada na categoria de melhor autor.

A cerimónia dos Tony acontecerá a 7 de junho.

Comentários