No ano passado, tornou-se viral o meme "Sad Affleck", um vídeo viral ao som do "Sound of Silence" criado por um fã a partir de uma entrevista que circulou durante a estreia de "Batman v Super-Homem: O Despertar da Justiça" em que Ben Affleck parecia responder entristecido às reações negativas do filme.

Agora parece mesmo que ele é oficialmente a estrela mais triste de Hollywood.

A conclusão é de um estudo de Stephen Follows, um produtor e reputado investigador de cinema britânico, com a ajuda de uma ferramenta da Microsof chamada Azuere Emotion.

Como base na fama, Follows escolheu 64 atores e analisou os posters dos seus filmes lançados entre 2000 e 2016 à procura de sete emoções (raiva, desprezo, aversão, medo, felicidade, tristeza e surpresa), calculando a seguir o valor médio de cada estrela.

De acordo com esta análise, a estrela mais triste, pelo menos a aparecer em posters este século, é Ben Affleck, com Ryan Gosling e Bruce Willis nas posições seguintes da lista.

A atriz mais triste está em sexto lugar e é Angelina Jolie.

Para Affleck resta uma consolação: no universo de todos os atores que aparecem nos posters, isto é, em mais do que os 64, a sua tristeza fica abaixo da média (95%).

"Provavelmente isto acontece porque a tristeza é normal nos dramas, a maioria dos quais é de menor orçamento e portanto não tem estrelas de Hollywood", escreveu Follows no seu blogue.

O estudo visual com a ajuda de software dá outras conclusões. Por exemplo, Penélope Cruz é a estrela mais "neutra" de Hollywood, Dwayne Johnson a mais zangada e Michael Douglas a mais temida.

Por sua vez, Harrison Ford é a que manifesta mais aversão nos seus posters e Renée Zellweger a que mostra mais felicidade, à frente de Meryl Streep, Gwyneth Paltrow e Meg Ryan.

E ainda há o caso de Seth Rogen, que consegue ser tanto a estrela que se mostra mais surpreendida como insolente.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.