Artigo

FEST regressa com "Tom of Finland", 142 filmes a concurso e 30 oradores da indústria mundial

A 13.ª edição do FEST - Festival Novos Realizadores Novo Cinema arranca na segunda-feira, em Espinho, com 142 filmes em competição e um programa formativo, com 30 oradores da indústria mundial do cinema, e 500 participantes de vários países.

O filme de abertura do evento será a biografia "Tom of Finland", dirigida por Dome Karukoski, baseada na história do artista finlandês celebrizado pelas suas ilustrações da homossexualidade masculina.

Até 26 de junho, outras dez obras de ficção e documentário estarão a concurso na categoria de longas-metragens, para a qual a organização do festival anunciou "alguns dos filmes mais badalados do momento" - como é o caso de "As You Are", de Miles Joris Peyrafitte, vencedor do Prémio do Júri do Festival de Sundance e "amplamente considerado o ex-libris do novo cinema independente norte-americano".

Além das restantes 131 curtas-metragens a concurso, o FEST integra ainda uma secção não competitiva que pretende dar a conhecer a obra de novos realizadores do Irão, Grécia, Itália, Polónia e Espanha, assim como vários filmes relacionados com a cultura do surf - esses a exibir especificamente na Praia da Costa Verde, ao pôr do sol.

A edição de 2017 do evento integra ainda o FESTinha, uma rubrica especial com "filmes infantis para toda a família", exibidos sempre durante a matiné.

Já no que se refere ao programa de 'wokshops' e conferências do festival, o "Training Ground" contará este ano com preletores como: Ed Lachman, diretor de fotografia, cuja carreira inclui os filmes "As Virgens Suicidas" (1999) e "Erin Brockovich" (2000); Allan Starski, designer de produção que trabalhou na direção de arte de "A lista de Schindler" (1993) e "O Pianista" (2002); Brian Muir, que concebeu a máscara de Darth Vader para os filmes "Star Wars"; Melissa Leo, atriz galardoada com um Óscar por "The fighter" (2010); e Nuno Lopes, o ator português de filmes como "Alice" (2005) e séries televisivas como "Odisseia" e "Os contemporâneos".

O certame inclui ainda o Pitching Forum, em que 30 participantes previamente selecionados dispõem de cinco minutos para convencer um júri de produtores, agentes e financiadores quanto ao potencial das suas propostas cinematográficas.

Os candidatos mais convincentes terão acesso a "três meses de mentoria por 'experts' de topo da indústria" ou serviços de pós-produção por empresas como a Goldcrest Films ou Envy, apontadas como "referências internacionais" do setor.

O FEST de 2017 irá decorrer em vários espaços da cidade de Espinho, nomeadamente no Centro Multimeios, na sala de cinema do Casino, na Biblioteca Municipal, na Piscina Solário Atlântico e na Praia da Costa Verde, levando ainda a FESTival Village à Alameda 8.

Comentários