Artigo

Festa da curta-metragem regressa em dezembro a várias cidades portuguesas

O Dia Mais Curto regressa no dia mais curto do ano, em pleno solstício de inverno, com sessões de curtas-metragens em várias cidades do país.

O Dia Mais Curto, iniciativa que nasceu em França e é celebrado em simultâneo em cerca de 40 países, regressa a Portugal a 21 de dezembro, o dia mais curto do ano, em pleno solstício de inverno.

O fenómeno astronómico inspirou a ideia de promover a curta-metragem, incentivando a realização de sessões públicas em diversos espaços. Quer seja «online», na televisão, em cinemas, bibliotecas, centros culturais, cineclubes ou em diferentes espaços públicos ou comunitários, a apresentação de curtas-metragens durante o curto, mas intenso dia, proporcionará a oportunidade de descobrir um grande número de cineastas e as suas obras.

Durante todo o dia de 21 de dezembro estão programadas sessões em mais de duas dezenas de cidades portuguesas que apresentarão uma seleção de curtas-metragens com produções nacionais e internacionais, para adultos e crianças. À semelhança do ano passado, o evento arrancará em alguns locais à meia noite com festas de apresentação com filmes e música «non-stop».

Este ano, a 2ª edição da iniciativa arranca a partir de dia 9 com sessões para escolas. O programa completo da 2ª edição portuguesa será anunciado no início de dezembro.

Informações atualizadas: sítio oficial e Facebook.

Comentários