Artigo

Festa do Cinema Francês: Filme do dia: «Attila Marcel»

O primeiro filme de ação real de Sylvain Chomet, o celebrado cineasta das animações «Belleville Rendez-Vous» e «O Ilusionista».

Paul (Guillaume Gouix), trintão, vive no seu apartamento parisiense com as tias, duas idosas aristocratas que o educaram desde bebé e que sonham vê-lo transformar-se num exímio pianista. A sua vida resume-se a uma rotina quotidiana, entre o piano da sala e a aula de dança das suas tias onde trabalha como acompanhante.

Isolado do resto do mundo, Paul envelhece sem nunca ter realmente vivido... até ao dia em que encontra a senhora Proust (Anne Le Ny), a sua vizinha do 4° andar, uma mulher excêntrica. Com ela, Paul vai finalmente viver a sua vida.

«Attila Marcel» é a primeira longa-metragem em ação real de Sylvain Chomet, que começou como desenhador de banda desenhada e em 1996 realizou a sua primeira curta- metragem, «La Vieille Dame et les Pigeons», que é nomeado para o Óscar.

A sua primeira longa-metragem de animação, «Belleville Rendez-Vous», foi aclamada a nível internacional e depois de participar no filme coletivo «Paris je t’aime» em 2005, volta à sua área de eleição e adapta o «script» inacabado de Jacques Tati, «O Ilusionista», que ganha o César do Melhor Filme de Animação em 2011.

«Attila Marcel» é exibido hoje, 3 de outubro, às 22h00, no Cinema São Jorge, em Lisboa. Repete segunda-feira, dia 6, às 19h00, no mesmo cinema, e no dia seguinte no Institut Français du Portugal às 19h30.

Programação.

Comentários