Artigo

Festa do Cinema Francês: Filme do dia: «Gemma Bovery»

Um filme adaptado do romance gráfico da autora inglesa Posy Simmonds inspirado pelo romance de Gustave Flaubert.

Martin (Fabrice Luchini) é um «ex-bobo» parisiense (pessoa da esquerda caviar-ecologista) que se tornou mais ou menos voluntariamente padeiro numa aldeia da Normandia. Das suas ambições de juventude, resta-lhe uma forte capacidade de imaginação e uma verdadeira paixão pela literatura, em particular por Gustave Flaubert. Podemos adivinhar como ficou empolgado quando descobriu que o casal inglês instalado na casa ao lado, não só tem nomes como Gemma (Gemma Arterton) e Charles Bovery (Jason Flemyng), mas também os seus comportamentos parecem inspirados nos heróis de Flaubert.

Para o criativo adormecido em Martin, é a ocasião de moldar, além da farinha, o destino dos personagens de carne e osso. Mas a bela Gemma Bovery, desconhece a literatura clássica e decide seguir a sua própria vida.

Anne Fontaine começa no cinema nos anos 80 participando em algumas comédias antes de passar à encenação em 1986. Seguidamente realiza a sua primeira longa-metragem, «Les Histoires Finissent Mal … En Général», depois médias-metragens, antes de mudar de estilo com o «thriller» «Nettoyage à Sec». Realiza depois «Comment j’ai Tué Mon Père», o drama psicológico «Nathalie» e «Paixões Proibidas», este com Naomi Watts e Robin Wright. «Gemma Bovery» é o seu novo filme adaptado do romance gráfico da autora inglesa Posy Simmonds.

«Gemma Bovery» é exibido hoje, 12 de outubro, às 21h00, no Cinema São Jorge, em Lisboa, com a presença da realizadora Anne Fontaine.

Programação.

Comentários