Artigo

FESTin - Filme do dia: «A Arte de Interpretar - A Saga da Novela Roque Santeiro»

O fenómeno que foi a telenovela «Roque Santeiro», protagonizada pelo recém-falecido José Wilker, é o tema de um documentário exibido hoje no FESTin, com a presença da atriz Regina Duarte, a mítica Porcina.

O documentário revela a saga da novela «Roque Santeiro», desde a sua primeira versão, censurada em 1975, até o grande sucesso ocorrido em 1985, mostrando os bastidores, a história não contada. Trata-se de um documento de uma parte da história da cultura do Brasil que o público desconhece. Pela primeira vez, o cinema documenta a maior paixão brasileira: a novela.

Adaptada por Dias Gomes e Aguinaldo Silva a partir de uma peça de Gomes, «O Berço do Herói», a novela começou a ser produzida pela primeira vez em 1975, com Betty Faria como a Viúva Porcina. Com alguns capítulos já gravados, a novela foi impedida de ir ao ar pela censura militar, e só foi exibida finalmente dez anos depois em nova versão.

O documentário, realizado por Lúcia Abreu, conta com depoimentos de Lima Duarte, Regina Duarte, José Wilker, Betty Faria, Aguinaldo Silva e Boni, entre outros.

«A Arte de Interpretar - A Saga da Novela Roque Santeiro» é exibido hoje, 7 de abril, às 21h00, no Cinema São Jorge, com a presença da atriz Regina Duarte e da realizadora Lucia Abreu.

Comentários