Para a competição nacional foram selecionadas 16 curtas, de nomes como Salomé Lamas, Leonor Teles e Simão Cayatte, e outras 16 para a competição internacional, tendo a organização recebido este ano “um número recorde de inscrições”.

Entre os 16 filmes da competição nacional destacam-se obras já exibidas - e algumas premiadas - em festivais internacionais, como "Balada de um batráquio", de Leonor Teles, "Ascensão", de Pedro Peralta, e "Pedro", de André Santos e Marco Leão.

A competição internacional tem filmes provenientes do Irão, Polónia, Alemanha, França, Suíça, Canadá, Irlanda, Grécia, Bélgica, Coreia do Sul, Rússia e Estados Unidos.

Os vencedores serão selecionados por um júri composto pelas atrizes Leonor Silveira e Anabela Moreira, pela diretora do DocLisboa, Cíntia Gil, pela realizadora Cláudia Varejão e pelo diretor de fotografia Vasco Viana.

Na secção Mini-Córtex, em parceria com o MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa, há 10 curtas, “sujeitas à votação do público mais novo”.

O festival teve início na passada quinta-feira e contou com a exibição das primeiras curtas-metragens da realizadora neozelandesa Jane Campion, anteriores ao sucesso da cineasta que dirigiu "Um anjo à minha mesa" (1990), sobre a escritora Jane Frame, e "O piano", em 1993.

Este ano a secção Hemisfério do festival foi programada pelo London Short Film Festival.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.