Artigo

Festival de Avanca tem cinco filmes portugueses na competição internacional

A presença do cinema nacional na competição internacional é cada vez mais significativa.

O Festival Internacional de Cinema Avanca 2017, que decorre de 26 a 30 de julho, em Estarreja, vai ter pela primeira vez cinco produções portuguesas na competição internacional, anunciou hoje a organização.

Em declarações à Lusa, o diretor do Festival, Costa Valente, disse que há uma "clara presença do cinema nacional" nesta competição, que justifica a aposta que foi feita na formação no início do certame, que já vai na 21.ª edição.

"Vinte anos depois, o Festival tem um número tão significativo de obras na competição internacional, além de ter tantos filmes portugueses no conjunto da sua programação", vincou o mesmo responsável.

Dos cerca de três mil filmes inscritos, foram selecionados 50, sendo dez deles estreias mundiais e todos os restantes são exibidos pela primeira vez a nível nacional.

O Avanca 2017 começa no dia 26 com a entrega de prémios do ano anterior e com a estreia do filme "Antes Que a Noite Venha", de Joaquim Pavão, no auditório paroquial de Avanca, em Estarreja.

O Festival irá atribuir um prémio ao melhor trabalho nas categorias de Cinema (longa-metragem), Cinema (curta-metragem), Televisão e Vídeo. Também serão atribuídos prémios à melhor Animação, ao melhor Ator/Atriz e à melhor Direção de Imagem.

Este ano, haverá ainda um prémio especial para realizadores com mais de 60 anos e realizadores com menos de 30 anos.

O júri internacional será constituído por personalidades convidadas pela organização.

Durante o Festival irá ainda ter lugar quatro 'workshops' internacionais.

Organizado pelo Cine Clube de Avanca e pelo Município de Estarreja, o festival tem o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual, do Ministério da Cultura, do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e Fundação para a Ciência e Tecnologia, entre diversas entidades locais.

Comentários