Artigo

Festival de cinema ambiental da Serra da Estrela com 400 filmes inscritos

A organização do CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela anunciou que recebeu a inscrição de cerca de 400 filmes para o evento, a realizar em Seia de 11 a 18 de outubro.

Segundo Mário Jorge Branquinho, diretor do festival, o evento "voltou a despertar grande interesse e entusiasmo por parte de realizadores de todo o mundo que enviaram os seus trabalhos para as várias secções a concurso".

"O júri de pré-seleção irá agora escolher os melhores [filmes] para a competição internacional (longas, médias e curtas-metragens), séries e reportagens televisivas, e competição lusófona (longas, médias e curtas-metragens, que inclui uma competição regional)", acrescenta o responsável, em nota enviada à agência Lusa.

A organização do CineEco, evento que cumpre este ano a sua 20.ª edição, está também a preparar uma cimeira de realizadores de festivais de cinema ambiental de todo o mundo, uma conferência sobre temas ambientais da atualidade e a realização de um documentário sobre os 20 anos do festival, para apresentar na sessão de abertura e passar num canal de televisão.

"O festival, que tem decorrido ao longo do ano por todo o país, tem como principais objetivos a reflexão e o apelo à intervenção em matéria de preocupações ambientais e de sustentabilidade", é referido na nota.

São também objetivos da iniciativa, "proporcionar ao público da região bons filmes" e ainda "reforçar a notoriedade de Seia enquanto território de montanha de grande potencial turístico e ambiental, no interior de Portugal".

O festival é organizado pela Câmara Municipal de Seia e vai decorrer na Casa da Cultura daquela cidade do distrito da Guarda.

Comentários